CULTURA POPULAR

Casa da Cultura, no Recife, recebe apresentação gratuita do Maracambuco

Evento realizado nesta sexta-feira (4), a partir das 14h, faz parte da agenda 'Casa da Cultura em Movimento'

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 03/03/2022 às 16:36
Notícia
X

Como forma de reverenciar o Carnaval, a cultura popular volta a tomar conta da Casa da Cultura de Pernambuco, localizada no Bairro de São José, Centro do Recife, nesta sexta-feira (4), das 14 às 17h. O grupo Maracambuco, que tem origem no maracatu de baque virado, fará apresentação gratuita para frequentadores, turistas e comerciantes da área. O evento faz parte da agenda de atividades do Projeto Casa da Cultura em Movimento, que encontra-se na quarta edição.

Fundado em 9 de junho de 1993, o Maracambuco nasceu da iniciativa de um grupo de jovens negros, moradores da perifeira, encantados pela cultura afro-descente. Há mais de 28 anos, o Maracambuco desfila no carnaval pernambucano, divulgando e promovendo a arte e a cultura popular.

Além disso, o grupo tem utilizado da força, conhecimento e disciplina proporcionados pela cultura popular, para instruir, capacitar e transformar a vida de jovens pretos e em vulnerabilidade social que vivem na periferia. Durante o ano, além das apresentações, o maracatu busca ofertar oficinas semanais de percussão e dança para os jovens da comunidade.

JAN RIBEIRO/SECULT-PE
CULTURA POPULAR Maracatu Maracambuco no Palco Cultura Popular do Festival de Inverno de Garanhuns 2019 - JAN RIBEIRO/SECULT-PE
JAN RIBEIRO/SECULT-PE
CULTURA POPULAR Maracatu Maracambuco no Palco Cultura Popular do Festival de Inverno de Garanhuns 2019 - JAN RIBEIRO/SECULT-PE
JAN RIBEIRO/SECULT-PE
CULTURA POPULAR Maracatu Maracambuco no Palco Cultura Popular do Festival de Inverno de Garanhuns 2019 - JAN RIBEIRO/SECULT-PE

Os dois anos sem Carnaval, em virtude da pandemia, foram muito difíceis para a cultura popular. A coordenadora do Projeto Casa da Cultura em Movimento, Jaqueline Araújo, diz que a programação é uma maneira do público se aproximar novamente das manifestações. "É um momento especial para nos reencontrarmos com a beleza, poesia e cores. Só assim para nos trazer alegria que o carnaval provoca em todos nós", disse.

Durante a mostra, o Projeto Casa da Cultura em Movimento também vai oferecer um passeio pela Casa da Cultura de Pernambuco para um público infantil atendido pelo projeto social "Filhos do Bairro, São Futuro do Bairro", da cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. Cerca de 20 crianças e adolescentes vão poder prestigiar o Maracambuco, bater um papo com os integrantes e aprender sobre a história e memórias do local.

O encontro acontece dentro das regras sanitárias do Estado, com uso de máscaras e distribuição de álcool 70%. A mostra e a aula-espetáculo terão, ainda, recursos de acessibilidade, com apoio da tradutora da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. 

SERVIÇO

O quê: Casa da Cultura de Pernambuco sedia mostra especial em celebração ao Carnaval

Onde: Casa da Cultura de Pernambuco (Rua Floriano Peixoto, São José)

Quando: Sexta-feira (4), das 14h às 17h

Tags

Autor