TEATRO DE SOMBRAS

"O Dia em que a Morte Sambou" faz turnê do Sertão à Zona da Mata

Espetáculo se inspira na magia da cultura popular pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 03/03/2022 às 19:18
Notícia
X

Depois de percorrer lugares da Espanha e de Portugal, em 2021, o grupo de teatro de sombras Habib & Valeria fará um giro pelo interior de Pernambuco, a partir desta quinta-feira (3), com o espetáculo "O Dia em que a Morte Sambou". A peça une a técnica milenar das sombras à magia da cultura popular, e tem trilha sonora executada ao vivo.

A turnê, patrocinada pelo Funcultura, começa por Ingazeira, Sertão do Pajeú, dentro do projeto No Meu Terreiro Tem Arte, hoje, às 18h30. Segue de lá para a Estação de Cultura de Arcoverde, sábado (5), às 14h30.

Depois, chega ao Sítio São Saruê, no Vale do Catimbau, Buíque, segunda-feira (7), às 18h30. Continua já na Mata Norte, na Revoltosa, em Nazaré da Mata, dia 26, às 19h, e finaliza no Agreste, na Comunidade Quilombola Curiquinha dos Negros, no município do Brejão, dia 2/4, às 14h30.

Além do espetáculo, o grupo promove oficina de teatro de bonecos de sombra, sempre no dia seguinte ao do espetáculo, com exceção da última localidade - nesta, a oficina será ministrada no mesmo dia, 2/4.

O grupo Habib & Valeria foi criado em 2010, em Olinda, pelo escritor e ator-sombrista egípcio Habib Zahra mais a artista plástica e musicista espanhola Valeria Rey Soto. A eles, que são um casal, juntou-se o filho, Miguel Ibrahim.

"O Dia em que a Morte Sambou" foi inspirado nos velhos brincantes de maracatu rural e cavalo marinho na Zona da Mata de Pernambuco, por onde a turnê vai passar. "Faz anos que sonhamos com essa turnê: apresentar o espetáculo no Sertão, nos quilombos, na Zona da Mata, lugares pelos quais sempre viajamos, mas nunca tivemos a oportunidade de compartilhar nosso trabalho. Acredito que será uma experiência muito mágica e enriquecedora, tanto para o público como para nós", comenta Habib no material de divulgação.

No espetáculo, Seu Biu é um velho brincante que não deixa sua idade acabar com seu regozijo de viver.  Um dia, a Morte resolve buscá-lo. Mas, ao chegar à casa do ancião, é recebida de uma forma totalmente inesperada.

Assista ao trailer:

" target="_blank" rel="noopener noreferrer">

Tags

Autor