CINEMA

Cinema São Luiz faz sessão especial com debate no Dia Internacional da Mulher

"Precisamos Falar de Assédio", da diretora Ana Paula Sacchetta, será exibido com debate com as integrantes do Mulheres no Audiovisual Pernambucano (Mape)

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 04/03/2022 às 15:59
Notícia
X

Para marcar as atividades em torno do Dia Internacional da Mulher, o Cinema São Luiz preparou uma programação voltada ao debate sobre a importância das questões envolvendo gênero. Na segunda-feira (7), véspera do 8 de Março, o equipamento cultural vai exibir, às 19h30, o filme "Precisamos Falar de Assédio", da diretora Ana Paula Sacchetta. Na sequência, o público participa de debate com as integrantes do Mulheres no Audiovisual Pernambucano (Mape). A conversa terá a presença das cineastas Bruna Leite, Cecília da Fonte e Cynthia Falcão, com mediação da jornalista Luciana Veras.

O longa-metragem verbaliza experiências de abusos sofridos e pode gerar reações perturbadoras em quem o assiste ao jogar luz sobre a opressão e violência geradas pelo machismo e patriarcado. Uma van-estúdio estacionou em nove locais de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o objetivo de reunir depoimento de vítimas de todo tipo de assédio. Ao todo, 140 mulheres decidiram romper o silêncio, com idades entre 15 e 84 anos, moradoras de periferias e locais de alto padrão. Os depoimentos são puros, sem qualquer tipo de interlocução. O documentário foi exibido no 49? Festival de Brasília (2016).

"Falar sobre assédio devia ser norma cotidiana e não apenas pauta na semana em referência à luta das mulheres. A normatização dos vários tipos de assédio vivenciado por nós, mulheres, faz parte do projeto de domesticação de nossas existências. É mais que urgente, é necessário! Que o debate possa contribuir para o fortalecimento de todas as mulheres e que os homens possam participar e compreender o papel fundamental que precisam exercer para o fim destas violências", avalia a cineasta Bruna Leite, uma das debatedoras.

Completa a grade de filmes em cartaz no Cinema São Luiz o documentário "Rio das Vozes", como sessão única na quarta-feira (9) às 17h50. O filme é dirigido por Andrea Santana e Jean Pierre Duret. A produção percorre o Rio São Francisco, entre os Pernambuco e Bahia, para visibilizar a população ribeirinha e mostrar o que pensa sobre os desafios da preservação diante do desmatamento e agronegócio predatório e, principalmente, o desejo de permanecer vivendo às margens do Velho Chico. A película estreou no Brasil semana passada.

Seguem em exibição "A Ilha de Bergman", "A Felicidade das Pequenas Coisas" e "As Aventuras de Gulliver". O equipamento reabriu oficialmente na semana passada, após quase dois anos de inatividade por conta das medidas de restrição social em função da pandemia. O valor dos ingressos é acessível: R$ 10 inteira e R$ 5 meia entrada. Para ter acesso ao equipamento cultural gerido pela Fundarpe, é preciso mostrar o cartão de vacinação com as duas doses em dia. A bilheteria abre 30 minutos antes da sessão..

Tags

Autor