CINEMA

Ator Alain Delon recorrerá ao suicídio assistido: 'Nunca gostei de envelhecer'

"Tomei minha decisão há muito tempo, acho que minha vida tem sido linda, mas também muito difícil", escreveu o ícone do cinema francês no Instagram

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 21/03/2022 às 19:14
Notícia
X

O ator Alain Delon, 86, ícone do cinema francês e europeu, decidiu recorrer à eutanásia, prática do suicídio assistido, para ter uma morte sem grandes instabilidade à saúde. A informação foi inicialmente revelada por um de seus filhos, Anthony, à revista francesa "Le Point". Ele está encarregado de organizar todo o processo e acompanhá-lo nos momentos finais.

Nesta segunda-feira (21), uma publicação no perfil do próprio Delon no Instagram explicou mais sobre o assunto. "Tomei minha decisão há muito tempo, acho que minha vida tem sido linda, mas também muito difícil. Nunca gostei de envelhecer, todas essas dores e dificuldades que tenho que enfrentar diariamente me deixam imóvel diante de tudo".

Em entrevistas recentes, a lenda francesa já havia afirmado que não hesitaria em recorrer à eutanásia se necessário. "Sou a favor [da eutanásia]. Primeiro porque moro na Suíça, onde a eutanásia é legal, e também porque acho que é a coisa mais lógica e natural a se fazer", disse o artista em entrevista a um canal de televisão local.

"A partir de uma certa idade, de um certo momento, a pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções e o resto...", declarou. Na mesma entrevista, o ator contou que já tem seu testamento pronto, com a partilha de sua herança definida. O ator, anunciou o encerramento de sua carreira em 2017, aos 81 anos.

Problemas de saúde e perdas

Alain Delon sofreu um acidente vascular cerebral em 2019, tendo se tratado em uma clínica na Suíça. Ele vem se recuperando aos poucos e já se sente melhor, embora use uma bengala. O artista também perdeu ex-esposas nos últimos anos. Em 2017, faleceu Mireille Darc. O ator chegou a dizer que ela era a mulher de sua vida e que, sem ela, também poderia partir. Em 2021, foi a vez da atriz francesa Nathalie Delon, mãe de Anthony, partiu aos 79 anos.

"Envelhecer é uma merda!", disse o ator pouco antes de sua hospitalização, três anos atrás. "Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói”, reclamou o ator.

Em 2010, em entrevista à revista Paris Match, o ator chegou a admitir que "perdeu a paixão pelo mundo que o rodeio e que passa a maior parte de seu tempo à toa", rodeado com animais de estimação, desfrutando dos filhos e netos para não se sentir sozinho. "Fui tão feliz como não se pode ser toda a vida. E quero compartilhar o máximo que puder com meus filhos. Não quero morrer sozinho", disse.

Tags

Autor