CINEMA

OSCAR 2022: Saiba qual é o filme favorito da edição

Comédia dramática "No Ritmo do Coração", de Sian Heder, venceu três das quatro premiações que servem como termômetro do Oscar

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 22/03/2022 às 18:34
Notícia
X

O Oscar 2022 será realizado neste domingo (27), com transmissão no Brasil a partir das 22h. Como de costume, existe uma grande expectativa em relação ao longa-metragem que levará mais prêmios no evento, sobretudo na categoria de Melhor Filme. As premiações que servem de termômetro para a noite destacaram "No Ritmo do Coração", de Sian Heder.

A comédia dramática, que conta a história de crescimento de Ruby (Emilia Jones) em uma família de surdos, conquistou no último sábado (19) o principal prêmio do Sindicato dos Produtores da América (PGA, na sigla original). Esse evento é considerado uma das principais bússolas na categoria de melhores filmes do Oscar.

"No Ritmo do Coração" ainda venceu a categoria de "Melhor Elenco" do Sindicato dos Atores e de "Melhor Roteiro Adaptado" do Sindicato dos Roteiristas da América. O único termômetro que não lhe deu a principal categoria foi o Sindicato dos Diretores da América, que preferiu agraciar "Ataque dos Cães".

Sendo assim, ele agradou três dos quatro termômetros. É raro que esses termômetros não prevejam o filme favorito da Academia.

Trama com representatividade

DIAMOND FILMES/DIVULGAÇÃO
OSCAR 2022 "No Ritmo do Coração", de Sian Heder, venceu principais termômetros da premiação - DIAMOND FILMES/DIVULGAÇÃO
DIAMOND FILMES/DIVULGAÇÃO
OSCAR 2022 "No Ritmo do Coração", de Sian Heder, venceu principais termômetros da premiação - DIAMOND FILMES/DIVULGAÇÃO
DIAMOND FILMES/DIVULGAÇÃO
OSCAR 2022 "No Ritmo do Coração", de Sian Heder, venceu principais termômetros da premiação - DIAMOND FILMES/DIVULGAÇÃO

No filme, Ruby (Emilia Jones) faz de tudo pelo irmão Leo (Daniel Durant) e os pais Jackie (Marlee Matlin, 1ª vencedora do Oscar por atuação em língua de sinais, em 1987, por “Filhos do Silêncio”) e Frank (Troy Kotsur, indicado como coadjuvante em 2022).

O longa é uma adaptação estadunidense da comédia francesa “A Família Bélier”, que fez sucesso mas não foi uma unanimidade na crítica e até gerou controvérsia por trabalhar com atores que ouviam e falavam.

A nova versão gerou elogios pelo roteiro, também assinado pelo diretor Sian Heder, que também concorre ao Oscar. Ele vai ao fundo da trama de Ruby, mostrando todas as complexidades e contradições da família. A produção ainda conta com um ótimo elenco de atores surdos.

'Ataque dos Cães' ainda tem chances

NETFLIX/DIVULGAÇÃO
Ataque dos Cães, filme mais indicado do Oscar 2022 - NETFLIX/DIVULGAÇÃO

Apesar do sucesso nos "prêmios termômetros" do Oscar, "No Ritmo do Coração" ainda concorre diretamente com "Ataque dos Cães", que saiu vitorioso do Sindicato dos Diretores da América. A sua diretora, Jane Campion, tornou-se a terceira mulher a vencer como diretora do ano da organização. Em 2021, foi Cholé Zhao, de "Nomadland", quem levou.

No Oscar 2022, "Ataque dos Cães" foi indicado a Melhor Filme, Melhor Ator, com Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante, com Kirsten Dunst, Melhor Ator Coadjuvante com Jesse Plemons e Jane Campion. O longa acompanha o caubói Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) numa aventura no ano de 1925. A decisão final da Academia pode surpreender a todos.

Tags

Autor