TEATRO

Atriz travesti da peça 'Jesus, Rainha do Céu' volta ao Recife com novo espetáculo

"Manifesto Transpofágico" será encenado na programação do Trema! Festival, que ocorre em Pernambuco entre 24 de abril e 1º de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 12/04/2022 às 18:44 | Atualizado em 12/04/2022 às 18:50
Notícia
X

A atriz Renata Carvalho, responsável pelo monólogo "Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", voltará a Pernambuco entre 30 e 1º de maio para apresentar o espetáculo "Manifesto Transpofágico" na programação do Trema! Festival, realizado de 24 de abril a 1º de maio. As sessões ocorrem no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, Zona Sul do Recife.

Confira a programação completa no Trema!: São 27 espetáculos nacionais e internacionais

O espetáculo "Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" foi apresentado no Trema!, em junho de 2018. No final do mesmo mês, foi centro de uma polêmica ao também integrar a programação do Festival de Inverno de Garanhuns.

Divulgação
TEATRO Renata Carvalho no monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" - Divulgação
Leonardo Pastor/Divulgação
TEATRO Renata Carvalho no monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" - Leonardo Pastor/Divulgação
Renata Carvalho interpreta Jesus no espetáculo - Foto: reprodução do Instagram
TEATRO Renata Carvalho no monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" - Renata Carvalho interpreta Jesus no espetáculo - Foto: reprodução do Instagram

O monólogo propôs uma reflexão sobre a tolerância e o respeito às diferenças a partir da seguinte questão: "E se Jesus voltasse à terra como uma travesti?". Na época, acabou sendo cancelada da programação do FIG por pressão de grupos religiosos. 

A decisão foi apontada como censura pela classe artística. A própria Renata chegou a se manifestar, afirmando que o cancelamento ocorreu pela "criminalização da imagem da travesti na sociedade".

A controvérsia rendeu vários desdobramentos, com destaque para manifestações de protesto durante os shows de Daniela Mercury e Johnny Hooker. Esse último, por dizer "dizer que Jesus também é travesti" durante o show, incendiou ainda mais o debate.

No final de 2018, "Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" voltou a aparecer na programação do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, voltando também ao centro do debate da política pernambucana com críticas da bancada evangélica. Novamente, pela pressão, veio o cancelamento.

Novo espetáculo

NEREU JR/DIVULGAÇÃO
TREMA! FESTIVAL Manifesto Transpofagico, de Renata Carvalho integra a programação - NEREU JR/DIVULGAÇÃO
©2019 Nereu Jr
©2019 Nereu Jr - ©2019 Nereu Jr

Agora, Renata Carvalho volta a Pernambuco com o "Manifesto Transpofágico", que será encenado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. A atriz "se veste" com seu próprio corpo para narrar a historicidade da sua corporeidade, se alimentando da sua "transcestralidade".

"O Corpo Travesti como um experimento, uma cobaia. Um manifesto de um Corpo Travesti", diz a sinopse do espetáculo, com direção de Luiz Fernando Marques (Lubi) e dramaturgia da própria Renata. As entradas custam R$ 20 e R$ 10 (meia).

Tags

Autor