CARNAVAL

Pernambucanos serão destaque de desfile de escola de samba em São Paulo. Veja como será o desfile

Na próxima semana, no dia 22 de abril, a escola de samba Tom Maior levará o enredo "O Pequeno Príncipe do Sertão" para o Anhembi

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 15/04/2022 às 20:15 | Atualizado em 19/04/2022 às 16:04
Notícia
X

A história de "O Pequeno Príncipe em Cordel", escrito e ilustrado respectivamente pelos pernambucanos Josué Limeira e Vladimir Barros, desfilará no Carnaval de São Paulo 2022. Na próxima semana, no dia 22 de abril, a escola de samba Tom Maior levará o enredo "O Pequeno Príncipe do Sertão" para o Anhembi. Os pernambucanos participarão do desfile da agremiação, que será a quarta a se apresentar na avenida na primeira noite de apresentações do grupo especial.

A Tom Maior vai em busca do seu primeiro título com uma história premiada. "O Pequeno Príncipe em Cordel" foi lançado em 2015, em uma obra que retrata que se inspirou na clássica narrativa do autor Saint-Exupery. A dupla também lançou o livro "A Revolução dos Bichos", clássico de George Orwell, que se tornou uma obra pública em 2021. Com história do Pequeno Príncipe, Vladimir e Josué foram finalistas do Prêmio Jabuti em 2016, principal premiação da literatura nacional.

"Eu me sinto extremamente emocionado. É muito além do que eu podia sonhar. Eu trabalhava aí no Jornal do Commercio, me dividia com uma agência, e larga de 1h da manhã. E foi um projeto que eu ilustrei 6 meses. E a hora que eu tinha era da 1h da manhã, que é quando eu chegava em casa, até as 3h ou 4h durante os seis meses. Foi o meu primeiro projeto, autoral, que acreditei junto com Josué que eu entreguei para estudar movimentos daqui, como a xilogravura e movimento armorial", conta Vladimir sobre o processo de ilustração do livro. 

"A expectativa do desfile é enorme. É um trabalho que chega a coroação, acho que é o ponto maior, onde ele alcancou a economia criativa - como o barro no Alto do Moura, jogos digitais nas escolas e o reconhecimento no Prêmio Jabuti -, mas que é coroado fora do que a gente conseguia imaginar que era a Avenida do Samba. Essa parceria com a Tom Maior faz uma representação muito fora dos seus arredores, que é do Nordeste, e vai para São Paulo com a escola de samba. Acho que é um presente que a Tom Maior ao nordeste, à literatura de cordel, ao escritor Josué Limeira e ao escritor Vladimir Barros", comemora o escritor Josué Limeira. 

Processo do desfile

O desfile, que estava programado para o Carnaval de 2021, terá o livro baseando todas a estrutura. É o que afirma o carnavalesco Flávio Campello. "As ilustrações poderão ser vistas na forma das esculturas, estampas e formas das fantasias. Levaremos ao público um Nordeste lúdico", disse.

"A alegria aqui está a mil, pois já temos o horário do desfile da nossa amada Escola @grestommaior. Vamos nos concentrar dia 22/04, primeiro dia de desfile das escolas do grupo especial de SP, mas seremos a quarta escola a desfilar (já no dia seguinte 23/04 às 02h30)", contou Vladimir Barros.

Tags

Autor