CULTURA POPULAR

Lia de Itamaracá ganha Ocupação no Itaú Cultural. Saiba como visitar

"Ocupação Lia de Itamaracá" conta a história da artista em um dos pontos mais movimentados de São Paulo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 19/04/2022 às 15:18
Notícia
X

A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá é a protagonista da 55ª Ocupação Itaú Cultural, montada no espaço localizado no número 149 da Avenida Paulista, um dos principais cartões postais de São Paulo. A abertura da "Ocupação Lia de Itamaracá" será realizada nesta quarta-feira (11), a partir das 11h, no térreo do equipamento cultural.

A visita gratuita pode ser realizada de terça a sábado, das 11h às 20h, e domingo e feriados, 11h às 19h. Para quem não puder conferir presencialmente, conteúdos exclusivos também serão encontrados no site da Ocupação e no canal do Itaú Cultural no YouTube.

A curadoria é da jornalista Michelle de Assumpção, autora do livro "Lia de Itamaracá: Nas Rodas da Cultura Popular" (Cepe), e da cantora Alessandra Leão.

Leia também: Lia de Itamaracá ainda luta pelo seu centro cultural na Praia de Jaguaribe

A "Ocupação Lia de Itamaracá" conta a história da artista com fotos, figurinos, documentos e vídeo, capturando momentos diversos, a exemplo da sua vida como merenda numa escola pública na Ilha de Itamaracá; o primeiro disco gravado, em 1977; a participação no Abril pro Rock em 1998, o que a fez ser famosa nacionalmente.

Passo a passo da exposição

DIVULGAÇÃO
CULTURA POPULAR Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco - DIVULGAÇÃO

A mostra é dividida em três eixos. O Eixo Sal, que aborda o território em que Lia vive, agregando imagens, fotografias, audiovisuais, telas e detalhes da decoração da casa da cirandeira, que revelam este seu universo simbólico.

Já o Eixo Som versa sobre a musicalidade da artista: o gênero musical, sua subida aos palcos e a luta pela gravação de discos. Essa parte mostra festejos em torno da ciranda e uma playlist criada por Alessandra Leão, apresentando diversos mestre da ciranda, como Baracho.

O Eixo Sol, sobre a própria Lia, é o núcleo é o centro da exposição, sendo composto por uma série de audiovisuais com cerca de 40 horas de imagens inéditas de sua vida, feitas pela cineasta brasileira Karen Akerman.

A diretora cobriu turnês internacionais e acontecimentos importantes, como o seu cotidiano, o trabalho na escola, em casa, o aniversário de 60 anos, entre outros.

Ocupação também terá shows

DIVULGAÇÃO
PATRIMÔNIO VIVO Lia de Itamaracá durante apresentação do show do disco "Ciranda sem Fim" - DIVULGAÇÃO

Além do espaço expositivo, a cirandeira realiza duas séries de shows nos últimos fins de semana de abril. Nas quatro primeiras apresentações, de 21 a 24 de abril, ela apresenta o espetáculo “Ciranda de Ritmos” (2010), uma mistura de ritmos pernambucanos, como coco de roda e maracatu, em que a estrela recebe a cantora Daúde.

Já entre os dias 28 de abril a 1º de maio, Lia apresenta o show intitulado “Ciranda sem fim” (2019), que vai além de uma brincante ciranda. Ela se joga entre sons, boleros e cumbias. A cirandeira recebe Alessandra Leão (28 e 29 de abril), Novíssimo Edgar (30 de abril), Iara Rennó (1º de maio) e DJ Dolores, que participa de todas as noites.

SERVIÇO
Ocupação Lia de Itamaracá
Abertura: 20 de abril de 2022, às 11h
Visitação: até 11 de julho de 2022. Terça a sábado, das 11h às 20h. Domingo e feriados, das 11h às 19h.
Onde: Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, São Paulo)
Quanto: Entrada gratuita

Tags

Autor