CARNAVAL 2022

Exu e Paolla Oliveira: saiba como foi o desfile da campeã Grande Rio

A escola Grande Rio foi para a avenida com 3.200 componentes e 270 ritmistas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/04/2022 às 17:50 | Atualizado em 26/04/2022 às 19:19
Notícia
X

Desfilando na Marquês de Sapucaí na madrugada do sábado (23), a Acadêmicos do Grande Rio foi consagrada a campeã do Carnaval 2022 do Rio de Janeiro. 

A Grande Rio levou ao Sambódromo o orixá Exu, divindade de origem africana. A escola mostrou a ligação de Exu com o lixo, a partir da ideia de transformação, e abordar o aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias (cidade-sede da Grande Rio). Outro objetivo do enredo foi desmistificar Exu, identificado pela cultura ocidental como representante do mal, e combater a intolerância religiosa.

Depois de quatro desfiles em que os sustos prevaleceram, a Grande Rio, escola de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), entrou na passarela do samba para apresentar a história e a simbologia do orixá Exu, e enfim o público aplaudiu um desfile em que não só nenhum carro alegórico quebrou como a história foi narrada com maestria, as fantasias e alegorias esbanjavam luxo e o samba, embora repleto de palavras em dialetos africanos (um trecho de um dos refrões era "adakê exu, exu, ê, odará / ê bará ô, elegbará!"), contagiou o público, que em diversos setores das arquibancadas entoou gritos de "é campeã".

Logo após a folia de 2020, integrantes da escola questionaram por que Exu nunca foi protagonista de um enredo de Escola de Samba, em virtude de na confecção do enredo de 2020, o narrar da história do pai-de-santo Joãozinho da Goméia ter ganhado uma proporção muito além da esperada pelos componentes, torcedores e dirigentes da Escola, fomentando debates acerca da intolerância religiosa. E ele está de volta, agora com Seu Sete da Lira.

A escola foi para a avenida com 3.200 componentes, 270 ritmistas e 29 alas. As alegorias somaram ao todo cinco, contando com dois tripés. 

Além de Paolla Oliveira foram destaques na escola David Brazil, Gil do Vigor, Adriana Bombom, Monique Alfradique e Bianca Andrade. Além  de Demerson Dalvaro, o Exu da Escola de Caxias

A atriz Paolla de Oliveira, rainha de bateria, usou uma fantasia chamada “Sou do fogo e da gargalhada”. De acordo com a Liesa, uma interpretação do "universo que nos leva a ardentes noites de paixão e às chamas dos desejos mais intensos".

Confeccionado por Michelly X, o figurino evoca a magia das Pombagira que levam homens e mulheres ao delírio, à embriagues e aos jogos de sedução.

 


Tags

Autor