ARTES PLÁSTICAS

Morre Wilma Lacerda, artista pernambucana referência no surrealismo brasileiro

Há um ano, ela se tratava de mal de alzheimer

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 27/04/2022 às 18:50 | Atualizado em 28/04/2022 às 11:16
Notícia
X

Considerada um ícone do surrealismo brasileiro, a artista pernambucana Wilma Lacerda faleceu na madrugada desta quarta-feira (27), aos 78 anos. Há um ano, ela se tratava de mal de alzheimer. O corpo da artista foi sepultado na tarde desta quarta no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife, após uma cerimônia restrita à família e amigos. 

Wilma iniciou sua carreira no Recife, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro na década de 1960. A pintora, ilustradora e gravadora estudou Pintura e Desenho, na Escola de Belas Artes - UFPE, e também no Centro de Pesquisa de Artes da Lagoa (Brasília, DF), com Ivan Serpa e Bruno Tausz; Gravura / Escultura, na Universidade de Brasília.

Manteve um atelier em Búzios, na região dos Lagos, entre as montanhas e o mar. Também manteve um estúdio de produção em Brasília, em Olinda e nas últimas décadas em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Wilma Lacerda foi aluna do pintor Ivan Serpa. A artista tem suas artes expostas em museus e galerias de países, como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, França, Bélgica, Japão, China, Austrália, entre outros. 

Ao longo da carreira, a artista realizou 19 exposições individuais, entre elas na Hamilton Gallery, de Londres, e mais 41 exposições coletivas, como a da Gallery Brazilian Art Incorporated, de Nova York, e a  exposição na carioca Galeria Vernissage. A coletiva aconteceu nos anos de 1970 com os amigos surrealistas Walter Levy e Roni Brandão.

Tags

Autor