GASTRONOMIA

Comida di Buteco 2022 entra na reta final

Concurso vai até o dia 1º de maio em 30 bares do Recife e Região Metropolitana

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 29/04/2022 às 15:12 | Atualizado em 29/04/2022 às 15:13
Notícia
X

Chega ao final, domingo (1º), o concurso Comida di Buteco, que desde o dia 8 colabora com o movimento de 30 bares do Recife, de Olinda e Jaboatão. Cada casa serve um petisco — ao preço único de R$ 27 — criado para a competição, que em maio revelará qual é o Melhor Buteco do Ano.

Os clientes e jurados dão notas ao petisco — analisado pelo sabor, pela criatividade e apresentação — e também ao atendimento da casa, à temperatura da bebida e à higiene do local.

O lema desta edição é "Buteco Vive", para enaltecer os bares que — muitos deles, a duras penas — conseguiram manter-se abertos após os solavancos da pandemia. Segundo levantamento do concurso, entre 2020 e 2021, 30% dos botecos participantes fecharam as portas.

O ano de 2020, aliás, por causa da pandemia, ficou sem concurso, que só retornou no ano passado, em formato menor e híbrido. Esta edição, portanto, é encarada como uma grande retomada.

Os 30 bares que participam são negócios criados e administrados por famílias, condição que é exigência. A casa não pode pertencer a uma rede nem sequer ter uma segunda unidade. O propósito é exaltar os botecos como uma instituição cultural brasileira, lugar onde as pessoas se encontram, partilham a vida e celebram com comida de raiz e bebida.

Entre os destaques da edição estão o caldo de camarão cremoso com pernil de lagosta do Bar do Peixe, em Brasília Teimosa; a fritada com recheio de carne de bode do Reserva Nordestina, em Casa Amarela; o carré suíno do Espetinho no Prato, em Boa Viagem; a unha de caranguejo com ensopadinho de frutos do mar do Mangaio Bistrô, na UR-2; e o croquete de arraia do Vieira, em Brasília Teimosa.

A lista completa dos bares, com endereços, horários de funcionamento e os petiscos pode ser acessada pelo site https://www.comidadibuteco.com.br/category/butecos/recife/.

Tags

Autor