CULTURA POPULAR

Conheça o projeto que levará artistas da Mata Norte de Pernambuco para turnê na Europa

"Show Música Rural" irá circular, durante 20 dias, pela Espanha e Portugal, com apresentações culturais, gratuitas, de maracatu mural, coco de roda e ciranda

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 11/05/2022 às 12:15 | Atualizado em 11/05/2022 às 13:29
Notícia
X

Após dois anos de expectativas, mestres e músicos ligados à cultura popular da região da Mata Norte de Pernambuco vão poder realizar o sonho de viajar e se apresentarem na Europa.

A iniciativa faz parte da turnê "Show Música Rural" que busca apresentar, no exterior, as danças, músicas e curiosidades sobre as manifestações de cultura popular de raiz, como o coco de roda, maracatu rural e ciranda.

Além das apresentações culturais, os artistas vão promover oficinas, aulas espetáculos e roda de diálogo. O embarque dos integrantes está programado para a noite desta quarta-feira (11), no Aeroporto Internacional dos Guararapes. De lá, eles seguem para uma experiência inédita, que deverá durar cerca de 20 dias, com tudo pago.

A turnê "Show Música Rural" será realizada em quatro cidades europeias. A programação vai passar por Covilhã e Lisboa, em Portugal.

Além delas, também estão previstas atividades em Granada e Madri, na Espanha. Destaque para participação no Festival Brasil na Covilhã, promovido pela Universidade da Beira Interior - Faculdade de Ciências da Saúde (FCS - UBI), uma das maiores instituições voltadas à saúde humana no exterior.

HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO
CULTURA POPULAR "Show Música Rural" leva músicos e mestres da Mata Norte de Pernambuco para a Europa - HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO

"Estamos animados em poder fazer esse intercâmbio cultural. Levar a nossa cultura para os europeus nos enche de orgulho', destaca a produtora cultural e coordenadora do projeto Joana D’Arc Ribeiro.

O projeto, formado por cerca de quatorze integrantes, têm como protagonistas três importantes mestres da cultura popular da região, considerados revelação musical da nova safra de artistas da zona canavieira pernambucana. São eles:

  • Mestre Bi (Cirandeiro), da cidade de Nazaré da Mata;
  • Mestre Josivaldo Caboclo (Mestre de Maracatu), de Lagoa do Carro;
  • Ricco Serafim (Coquista), de Carpina.

Juntos, eles vão se revezar no palco, fazendo uma mistura cultural, que promete colocar todo mundo para dançar sem parar. Esta será a primeira apresentação deles fora do Brasil.

O projeto "Show Música Rural" além das apresentações artistas, também vai promover o lançamento de um álbum contendo 15 músicas. A ideia é que elas sejam lançadas dentro da programação da turnê. Outra proposta será a realização de oficinas de instrumentos musicais para estudantes da Europa.

“Será uma rica experiência, pois, além de dançarem e cantarem, eles terão, ainda, a oportunidade de aprenderem sobre as músicas que embalam nossas tradições populares”, afirma Joana D’Arc Ribeiro.

Confira a programação

Dia 16 de maio
Beirão D’honra
Câmara Municipal de Covilhã

Roda de Mestres
Banda Covilhã

Dia 17 de maio
Oficina de dança com Juçara
Banda da Covilhã

Oficina de Música com Nino Alves
Banda Covilhã

Dia 18 de maio
Aula Espetáculo Música Rural
Banda Covilhã

Dia 19 de maio
Aula Espetáculo Música Rural
Andy Living

Show de Nino Alves
Andy Living

Dia 21 de maio
Feira Gastronômica
Praça do Município

Roda de Mestres
Galeria Antonio Lopes

Grande Espetáculo Show Música Rural
Auditório da Universidade da Beira Interior

Dia 22 de maio
Feira Gastronômica
Praça do Município

Tags

Autor