Ana Lúcia Altino assume Virtuosi Brasil após morte do maestro Rafael Garcia; maioria da programação é de mulheres
Festival inicia a 14ª edição nesta quinta-feira (12), com apresentações até sábado (14), no Teatro Luiz Mendonça
Uma volta e dois recomeços fará o Virtuosi Brasil nesta quinta-feira (12). O festival de música instrumental retorna ao presencial, com programação até sábado (14), após dois anos promovendo edições virtualmente. Retorna, no entanto, sem a presença do maestro Rafael Garcia, idealizador do projeto, que faleceu em outubro do ano passado. Quem assumiu, oficialmente, a direção artística foi a pianista Ana Lúcia Altino — companheira de Rafael por toda uma vida e parceira do maestro em todos os Virtuosis até aqui.
A bem da verdade, Ana Lúcia Altino sempre foi cúmplice de Rafael Garcia na direção artística do Virtuosi Brasil. "Ele era o maestro, mas nós sempre estivemos juntos — trabalhamos juntos no sentido de escolher o repertório e os convidados." Enquanto ele era avesso à internet e a computador, ela explorava música de todo o mundo no profundo mar digital. "Então, de certa forma, para mim, não é uma novidade. Eu já fazia isso direto com ele. Estou só continuando, infelizmente, sozinha. Mas, com a ajuda dos filhos."
Se este 14º Virtuosi Brasil já teria significados suficientes pelos recomeços que faz por força das circunstâncias, a estreia solo de Ana Lúcia Altino na direção artística é o momento ideal para a programação que será apresentada no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, sempre a partir das 19h30.
Esta edição terá cerca de 70% da grade composta por artistas mulheres. Se calculado o número de artistas, o percentual é maior ainda. A pianista tem brincado e chamado a edição de "festival de saias".
Confira a programação, que é gratuita, com ingressos que podem ser retirados 1 hora antes do início de cada noite:
Quinta - 12/maio - 19h30
Raquel Paz, viola
Quarteto Boulanger, cordas e piano
Sexta - 13/maio - 19h30
Rodrigo Prado, violoncelo
Cristina Braga, harpa
Sábado - 14/maio - 19h30
Duo Pessoa da Silva, bandolim e violão
Maria Teresa Madeira, piano