ARTES PLÁSTICAS

Obra inédita de João Câmara é destaque de nova mostra dedicada ao artista

Painel de 1967 nunca antes foi exposto no Recife e agora ocupa parede da Galeria Marco Zero, em Boa Viagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 18/05/2022 às 19:33
Notícia
X

Entra em cartaz, nesta quinta-feira (19), na Galeria Marco Zero, em Boa Viagem, a exposição "João Câmara, Nota Nova — Ecos de 1967". Celebra a obra do artista paraibano radicado em Pernambuco, ao apresentar uma seleção de trabalhos realizados por ele entre 1965 e 1971, traçando um panorama do início da construção da sua pintura e de seus principais interesses, um ângulo pouco mostrado em suas mostras individuais.

Com curadoria de Cristiana Tejo, o ponto de partida dessa exposição é o grande prêmio recebido por João Câmara no 4º Salão Nacional de Brasília, em 1967, quando também concorriam artistas mais renomados no período — caso de Aloísio Carvão, Lothar Charoux e Hélio Oiticica (que foi agraciado com referência especial do júri).

A obra que constitui o corpo principal da mostra é "Exposição e Motivos da Violência" (1967), justamente o tríptico vencedor do Salão Nacional, até então inédito no Recife.

Por ter sido um prêmio de aquisição, o painel entrou na coleção oficial do Distrito Federal, o que dificultou sua circulação. "Na época, João Câmara tinha apenas 23 anos e seu conjunto de trabalhos apresentados no certame foi considerado a nota nova do Salão, uma grande novidade, daí a inspiração para o nome da exposição", explica a curadora. "Essa é a obra principal da exposição no Recife, ela marca o início da organização do vocabulário plástico", continua.

Ao mesmo tempo em que evidencia a "autêntica plasticidade" de Câmara, a exposição suscita reflexões sobre questões políticas e sociais atuais. "Cristiana [Tejo, a curadora] propõe reavivar esse marco da história da arte brasileira com a contribuição de João Câmara, trazendo luz e reflexão aos acontecimentos de hoje", comenta Marcelle Farias, galerista da Marco Zero junto com Eduardo Suassuna.

A mostra abre ao público às 19h, com a presença do pintor, e seguirá até o dia 23 de julho. A Galeria Marco Zero (Avenida Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem) está aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e no sábado e domingo, das 10h às 17h

Trajetória de João Câmara

João Câmara iniciou os estudos no curso livre de pintura da Escola de Belas Artes da UFPE, entre 1960 e 1963. Na mesma década, seus trabalhos ficaram conhecidos pelas figuras humanas com representações de corpos fragmentados, o que conferiu um caráter peculiar aos seus trabalhos.

Na década subsequente, ele inicia a série "Cenas da Vida Brasileira 1930/1954" (1974-1976), que hoje configura seu conjunto de obras mais famoso, como também "Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara" (1977-1983), do mesmo período. Já em 1986, cria "O Olho de meu Pai sobre a Cidade", em que faz uma homenagem a seu pai e à cidade do Recife, se aproximando mais da cidade, artisticamente.

No início dos anos 2000, concluiu a série "Duas Cidades", que tem como cenário as cidades do Recife e de Olinda; esta última, cidade de domicílio do artista atualmente.

Tags

Autor