CINEMA

PUREZA: Premiado filme com Dira Paes sobre trabalho escravo é lançado. Saiba como assistir

Longa é inspirado na história real de uma mãe brasileira que luta para livrar seu filho do trabalho escravo e se torna símbolo da causa

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 20/05/2022 às 12:25 | Atualizado em 20/05/2022 às 15:47
Notícia
X

Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, o filme "Pureza", protagonizado por Dira Paes, estreou nos cinemas nesta quinta-feira (19).

Dirigido por Renato Barbieri, o longa é inspirado na história real de Dona Pureza, uma mãe brasileira que luta para livrar seu filho do trabalho escravo no país e se torna símbolo desta causa no mundo inteiro, sendo agraciada em 1997 com o Prêmio Antiescravidão oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International.

"Pureza" foi quase todo rodado na Amazônia, tendo Marabá (PA) como base, e reúne no elenco Flávio Bauraqui, Matheus Abreu, Mariana Nunes, Claudio Barros e Sergio Sartório. O filme tem distribuição da Downtown Filmes e produção da Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento.

A história começa no interior do Maranhão. Dona Pureza trabalha fabricando tijolos ao lado de seu filho Abel. Em busca de uma vida melhor, o rapaz decide tentar a sorte nos garimpos da Amazônia. Quando fica meses sem receber notícias do filho, Pureza inicia uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro.

Na busca por Abel, Pureza percorre cidades, se embrenha em fazendas e descobre um cruel sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela testemunha o tratamento brutal dispensado aos trabalhadores.

DIVULGAÇÃO
CINEMA "Pureza", com Dira Paes, estreia nos cinemas - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
CINEMA "Pureza", com Dira Paes, estreia nos cinemas - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
CINEMA "Pureza", com Dira Paes, estreia nos cinemas - DIVULGAÇÃO

Com muita coragem, ela consegue escapar da fazenda e decide denunciar os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade, e lutando contra um sistema forte e perverso, Pureza retorna à fazenda para registrar provas e pressionar o governo – sem nunca perder de vista a busca por seu filho Abel.

Inspirado na história real de Pureza Lopes Loyola, cuja luta inspirou a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, a primeira ação na História do Brasil destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.

Tags

Autor