MÚSICA

Banda Fim de Feira celebra 18 anos de carreira com documentário. Saiba como assistir

'Nós e Nossos Mestres' faz passeio por banda recifense Fim de Feira lança o documentário "Nós e Nossos Mestres", que faz um passeio por cidades do interior de Pernambuco e da região do Cariri paraibano para mostrar o rico cenário da música e poesia popular do Nordeste

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 26/05/2022 às 14:08
IBANEZ SAUERESSIG/DIVULGAÇÃO
Walmir Silva e Bruno Lins no documentário "Nós e Nossos Mestres", da Banda Fim de Feira - FOTO: IBANEZ SAUERESSIG/DIVULGAÇÃO

Abrindo as celebrações pelos 18 anos de carreira, a banda recifense Fim de Feira lança o documentário "Nós e Nossos Mestres", que faz um passeio por cidades do interior de Pernambuco e da região do Cariri paraibano para mostrar o rico cenário da música e poesia popular do Nordeste - base do som do grupo. Ainda este ano, o grupo lançará seu quarto disco de inéditas e fará a gravação de show comemorativo.

Disponível no Youtube, "Nós e Nossos Mestres" é capitaneado pelo jornalista e vocalista da banda, Bruno Lins, que caiu na estrada para uma série de entrevistas com mestres da cultura nordestina, como o compositor Onildo Almeida, o poeta Dedé Monteiro e os cantores Assisão e Walmir Silva.

Atualmente, Fim de Feira é composta por Bruno Lins nos vocais, Thiago Rad na guitarra e viola, Antônio Muniz na sanfona, Luccas Maia no contrabaixo, Lucivan Max nas percussões e Márcio Silva na bateria.

Em cerca de 40 minutos, os depoimentos colhidos em Caruaru, Itapetim, Serra Talhada e Tabira, entre outras cidades, narram a trajetória da Fim de Feira através de suas principais influências artísticas.

 

"Contar a história da banda pelos seus principais personagens, que são nossos mestres da música e da poesia, para manter viva essa lembrança sobre a nossa origem sempre foi importante pra que a gente continuasse firme ao longo de quase duas décadas”, diz Bruno Lins.

IBANEZ SAUERESSIG/DIVULGAÇÃO
Onildo Almeia e Bruno Lins no documentário "Nós e Nossos Mestres", da Banda Fim de Feira - IBANEZ SAUERESSIG/DIVULGAÇÃO
IBANEZ SAUERESSIG/DIVULGAÇÃO
Bruno Lins conversa com Assisão no documentário "Nós e Nossos Mestres", da Banda Fim de Feira - IBANEZ SAUERESSIG/DIVULGAÇÃO

“Nessas conversas, conseguimos reencontrar pessoas e lugares que fazem parte da nossa trajetória, e acho que isso pode servir de referência pra outras gerações também, no sentido de valorizar os mestres que construíram a base da nossa cultura".

“Nós e Nossos Mestres” traz um precioso material de arquivo do poeta e pesquisador Joselito Nunes, que remonta a grandes cantadores de viola do Sertão Nordestino e personagens icônicos da nossa cultura, como Zabé da Loca, Louro do Pajeú, Lourival Batista e Pinto do Monteiro.

O filme tem direção e roteiro de Bruno Lins e Guilherme Patriota, edição e fotografia de Ibanez Saueressig e produção de Lucivan Max.

Trajetória, próximo disco e show comemorativo

Vencedor do Premio da Musica Brasileira 2009 na categoria Melhor Grupo Regional, o Fim de Feira traz nas suas composicoes os mais expressivos ritmos nordestinos mais a criatividade da poesia de cordel produzida no Nordeste brasileiro.

Com três CDs e dois DVDs lançados, o grupo agora realiza a pré-produção do seu quarto disco de inéditas, intitulado "Forró da Liberdade". O álbum, que está sendo feito com recursos do Funcultura da Música, contará com participações especiais de grandes artistas da cultura do Nordeste, como Bule Bule, Biliu de Campina e Assisão.

No segundo semestre, a banda realizará um registro ao vivo do show comemorativo aos seus 18 anos, a ser gravado no Recife com incentivo do edital de cultura do SIC Municipal da Prefeitura do Recife.

Comentários

Últimas notícias