CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS

Chitãozinho e Xororó fazem 50 anos de carreira. Conheça história e maiores sucessos

Pioneiros da música sertaneja nos grandes meios de comunicação, irmãos lançaram mais de 30 discos, venceram mais de 37 milhões de álbuns

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 30/05/2022 às 16:31 | Atualizado em 01/06/2022 às 11:35
GUSTAVO SCATENA/GLOBO
CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS Cena do Especial Chitãozinho e Xororó 50 Anos de História, da TV Globo - FOTO: GUSTAVO SCATENA/GLOBO

Uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, Chitãozinho & Xororó completa 50 anos de carreira. Os irmãos lançaram mais de 30 discos, venderam mais de 37 milhões de álbuns, ganharam cinco prêmios Grammy Latino e emplacaram diversos sucessos que seguem como clássicos do sertanejo.

Na TV Globo, o especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de História" vai ao ar no dia 1º de junho, após a novela "Pantanal".

Conheça a história de Chitãozinho & Xororó

Para além de diversos sucessos, Chitãozinho & Xororó são tidos como responsáveis por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e na televisão na década de 1980.

Eles começaram a carreira em 1970, gravando seis discos naquela década. Em 1981, lançaram o disco de sucesso "Amante Amanda", que vendeu mais de 400 mil cópias.

O sucesso só veio mesmo em 1982, com a canção "Fio de Cabelo", do disco "Somos Apaixonados", que ganhou bastante espaço nas FMs. Em 1986, participaram do especial de Roberto Carlos a TV Globo, cantando "De Coração Pra Coração".

Gravaram canções internacionais como "Words", do Bee Gees (1993) e "She's Not Cryin' Anymore", de Billy Way Cyrus (1994), ambas versões com muito sucesso no Brasil.

Em 1995, encabeçaram o evento "Amigos", ao lado de Zezé Di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo.

Em 2010, comemoraram 40 anos de carreira com um disco em paceria com váriso novos nomes do sertanejo: Jorge & Mateus, João Bosco & Vinícius, Luan Santana, entre outros.

Legado e impacto Chitãozinho & Xororó

GUSTAVO SCATENA/GLOBO
CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS Cena do Especial Chitãozinho e Xororó 50 Anos de História, da TV Globo - GUSTAVO SCATENA/GLOBO

O legado de Chitãozinho & Xororó permanece vivo e relevante. A dupla também se tornou conhecida por modernizar a música sertaneja, introduzindo instrumentos como a guitarra elétrica e o banjo em seus álbuns

De acordo com uma pesquisa feita pela Karaoke World Championships Brasil em 2017, a canção "Evidências" foi a faixa mais executada em karaokês do país.

Maiores sucessos de Chitãozinho & Xororó

1 Evidências

Canção do disco "Cowboys do Asfalto" (1990) atravessou décadas e gerações, sendo muito querida por jovens e bastante lembrada no karaokê. Hoje, no canal da dupla, ela possui 68 milhões de visualizações no YouTube.

2 Galopeira
Estreia da dupla em 1970, traz Chitãozinho e Xororó com 16 e 13 anos de idade, respectivamente, no auge da adolescência ainda sem mullets, mas com gogós afinados e pulmões cheios de ar.

3 Nascemos pra cantar

No final dos anos 1990, a dupla estourava no mercado fonográfico com um hit atrás do outro. No disco "Os Meninos do Brasil" (1989), entre outros sucessos, gravaram uma versão em português para o clássico de Daniel Moore, "Shambala".

4 Nuvem de lágrimas

Faixa do disco "Cowboys do Asfalto" (1990) segue fazendo sucesso na atualidade

5 Fio de cabelo

Clássico do começo do sucesso, "Fio de Cabelo" integra o álbum de 1982, "Somos Apaixonados". Foi a responsável pela invasão do sertanejo nas rádios FM.

Comentários

Últimas notícias