CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS

Qual foi o primeiro sucesso da dupla Chitãozinho e Xororó? Relembre as canções mais famosas

Uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, Chitãozinho & Xororó está completando 50 anos de carreira

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 31/05/2022 às 16:57
REPRODUÇÃO DA INTERNET
CHITÃOZINHO E XORORÓ Dupla completa 50 anos de carreira - FOTO: REPRODUÇÃO DA INTERNET

Uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, Chitãozinho & Xororó está completando 50 anos de carreira. Os irmãos venderam mais de 37 milhões de álbuns, ganharam cinco prêmios Grammy Latino e emplacaram diversos clássicos do sertanejo.

Na TV Globo, o especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de História", com direção de Pedro Bial, vai ao ar no dia 1º de junho, após a novela "Pantanal".

Qual o primeiro sucesso de Chitãozinho e Xororó?

Os irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima começaram a carreira bem jovens, em 1970, gravando seis discos naquela década. Em 1981, lançaram o disco de sucesso "Amante Amanda", que vendeu mais de 400 mil cópias.

Mas o sucesso só veio mesmo em 1982, com a canção "Fio de Cabelo", do disco "Somos Apaixonados", que é o primeiro grande hit da dupla.

"Fio de Cabelo" ganhou bastante espaço nas FMs, abrindo as portas para a música sertaneja dessa época - antes, o genêro era considerado tradicional e exagerado demais.

Para além de diversos sucessos, Chitãozinho & Xororó são tidos como responsáveis por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e na televisão na década de 1980.

Maiores sucessos de Chitãozinho & Xororó

1 Evidências

Canção do disco "Cowboys do Asfalto" (1990) atravessou décadas e gerações, sendo muito querida por jovens e bastante lembrada no karaokê. Hoje, no canal da dupla, ela possui 68 milhões de visualizações no YouTube.

2 Galopeira
Estreia da dupla em 1970, traz Chitãozinho e Xororó com 16 e 13 anos de idade, respectivamente, no auge da adolescência ainda sem mullets, mas com gogós afinados e pulmões cheios de ar.

3 Nascemos pra cantar

No final dos anos 1990, a dupla estourava no mercado fonográfico com um hit atrás do outro. No disco "Os Meninos do Brasil" (1989), entre outros sucessos, gravaram uma versão em português para o clássico de Daniel Moore, "Shambala".

4 Nuvem de lágrimas

Faixa do disco "Cowboys do Asfalto" (1990) segue fazendo sucesso na atualidade.

Comentários

Últimas notícias