Espetáculo re_Luiz, no Recife, reflete sobre papel do negro na atualidade. Saiba como assistir
Encenada no Sesc Santo Amaro, peça de Marconi Bispo mostra a necessidade de redefinir e direcionar uma vida negra num país onde células nazistas crescem exponencialmente
Após precisar ser adiada duas vezes por conta das fortes chuvas que caíram no Recife, o espetáculo teatral "re_Luzir" será realizada neste domingo (19), às 18h, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, Centro do Recife.
Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares no Sympla. A indicação etária é de 14 anos.
A encenação mostra a necessidade de redefinir e direcionar uma vida negra num país onde células nazistas crescem exponencialmente. Onde câmeras registram, em escalada vertiginosa, o extermínio de pessoas vulnerabilizadas.
O ator e diretor teatral Marconi Bispo assina a dramaturgia e encenação e se junta à artista visual Lia Letícia (responsável pela direção de imagens), ao músico Miguel Mendes, à iluminadora Natalie Revorêdo e ainda, como supervisor de dramaturgia e assistência de direção, ao encenador e dramaturgo Henrique Fontes.
De outubro de 2016 a março de 2020, Marconi Bispo protagonizou o espetáculo autobiográfico Luzir é Negro!. Foram 39 sessões e, na última, saiu de cena para o isolamento que a Covid-19 obrigou.
Agora, retorna presencialmente no último palco que pisou, para encenar sua nova obra, a montagem re_Luzir – que fez sua estreia na edição comemorativa de 10 anos do Trema! Festival, em abril deste ano – demarcando, assim, o início de projetos autônomos.
Marconi olha para um país que viveu uma escalada conservadora, dificuldades econômicas e se indaga: O que um ator negro tem a dizer/fazer/projetar neste cruzo de tantos desafios, de tantas indefinições, de tantos medos?
Criado numa família de candomblecistas, vivendo Terreiros desde muito cedo, Marconi Bispo hoje busca a amálgama entre sua formação nestas quase três décadas de dedicação ao Teatro.
Tem pesquisado Relações Raciais em Pernambuco — do século XVI aos nossos dias —, com profundo interesse pela construção de identidades de gênero dentro das religiões de matriz africana e indígena, da qual é um Sacerdote iniciado para Ìyémjá e bàlùfn [desde 2004]. Tem também ramificações na Jurema Sagrada. De 2016 a 2020 protagonizou o espetáculo autobiográfico "Luzir é Negro!", do Teatro de Fronteira.
SERVIÇO
Espetáculo re_Luzir
Onde: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro
Quando: domingo (19), a partir das 18h
Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), no Sympla