CULTURA

Circuito Livronews reúne escritores, editores e leitores na Academia Pernambucana de Letras

A mediação foi do jornalista Fábio Lucas, criador e editor do Livronews (@livronewsnoinsta no Instagram). Além dos convidados, o debate contou com a participação de Raimundo Carrero e Cida Pedrosa, que se juntaram aos demais para discutir o cenário da publicação de livros no Nordeste.

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/06/2022 às 11:25
Notícia
X

Foi uma tarde literária animada, com mais de vinte escritores e escritoras presentes no Circuito Livronews, na Academia Pernambucana de Letras (APL), ontem, no Recife, numa programação que teve debate, sessão coletiva de autógrafos e o lançamento em Pernambuco do livro “Todas em mim”, da paraibana Cibele Laurentino.

A mesa foi composta por Lourival Holanda, presidente da APL, as escritoras Cibele Laurentino e Geórgia Alves, o escritor e editor Wellington de Melo, o escritor e membro da APL Cícero Belmar, o editor da Arrelique, de Caruaru, Silvano Barbosa, e o coordenador de literatura da Secretaria Estadual de Cultura, Roberto Azoubel. A mediação foi do jornalista Fábio Lucas, criador e editor do Livronews (@livronewsnoinsta no Instagram). Além dos convidados, o debate contou com a participação de Raimundo Carrero e Cida Pedrosa, que se juntaram aos demais para discutir o cenário da publicação de livros no Nordeste.

Para Fábio Lucas, a ocasião foi uma mostra de como a literatura aproxima ideias e pessoas. “É importante que os leitores vivenciem mais encontros entre gente que escreve, publica e vende livros, gente apaixonada por literatura. O hábito da leitura é cada vez menos solitário e mais interativo. O livro também é um catalisador social”. Para Lourival Holanda, a Academia é um espaço propício a encontros, e deve incentivar eventos como esse. “É papel das Academias de Letras gerar movimentos favoráveis à renovação da literatura, com base na tradição, e estimulando a ampliação da leitura”.

O escritor Raimundo Carrero destacou a importância da literatura nas escolas, para formar leitores. E falou sobre a necessidade de distribuição de livros de autores pernambucanos nas unidades públicas de ensino. Para Geórgia Alves, o evento foi uma “importante troca de ideias para um setor tão duramente atingido não apenas pela pandemia, mas pelo cenário de uma economia deteriorada, como é hoje a situação brasileira”. O escritor Thiago Medeiros, que veio de Caruaru para um evento no Recife pela primeira vez, defendeu um maior intercâmbio entre autores da capital e do interior do estado.

Filha do poeta e cordelista Zé Laurentino, Cibele Laurentino trouxe para lançamento no Recife a reunião de contos “Todas em mim” (Editora Coerência). Nascida em Campina Grande, atualmente morando em Conde, na Paraíba, Cibele Laurentino já publicou os livros “Cactus”, de poemas, e o romance “Nobelina”. A nova obra conta histórias de mulheres, na ótica de uma narradora-personagem.
Na sessão coletiva de autógrafos, Conceição Rodrigues, Iaranda Barbosa, Jaqueline Fraga, Raphael Alberti, Thiago Medeiros, Yvonne Miller, além de Cibele Laurentino, Geórgia Alves e Cícero Belmar.


Cícero Belmar autografou “O livro das personagens esquecidas” (CEPE)
Conceição Rodrigues autografou “Os dedos das santas costumam faiscar” (Patuá)
Geórgia Alves autografou “Luz severa – Contos de oficina” (Bagaço)
Iaranda Barbosa autografou “Salomé” (Mirada)
Jaqueline Fraga autografou “Negra sou” e “Big Gatilho” (Mirada)
Raphael Alberti autografou “Um espião silenciado” (CEPE)
Thiago Medeiros autografou “Sou a pronúncia do teu nome” (Urutau)
Yvonne Müller autografou “Quando a maré encher” (Mirada)

 

Tags

Autor