TELEVISÃO

PANTANAL: o redescobrimento do Brasil sobre o ator Osmar Prado. Veja o sucesso do 'Véio do Rio'

Osmar Prado emocionou telespectadores com cena de incêndio no Pantanal

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 29/06/2022 às 9:28 | Atualizado em 29/06/2022 às 9:43
Notícia
X

Veterano da TV brasileira, o ator Osmar Prado vem sendo redescoberto por uma nova geração aficionada pelo remake de "Pantanal". Mesmo com uma história original dos anos 1990 e um temática rural, o folhetim da TV Globo vem marcando presença nas redes sociais. O "Velho do Rio" é um dos líderes de popularidade.

Na noite desta terça-feira (28), o personagem, que foi carinhosamente apelidado de "Véio do Rio" emocionou os espectadores com uma forte cena de incêndio na natureza. Uma abordagem que não foi exibida na novela original, mas que se mostrou muito pertinente pela atual devastação do bioma brasileiro.

Osmar Prado entregou uma encenação profunda, como um digno guardião espiritual da região. Joventino Leôncio zela pelos rios, animais e matas. Na primeira versão, o personagem foi interpretado pelo ator Cláudio Marzo.

A cena chamou atenção nas redes sociais. "Osmar Prado sempre genial", escreveu Dira Paes. Veja:

"O desespero do Véio do Rio vendo o #Pantanal em chamas transparece a dor e indignação de Osmar Prado e todos/as nós", comentou o jornalista Jefferson Nascimento.

"Osmar Prado emocionou com cenas envolvendo queimadas no Pantanal. Em 1993, ele também emocionou com a cena (forte, por sinal) da morte de Tião Galinha em Renascer como um trabalhador do campo que não consegue ter sua terra pra trabalhar. Bonito quando a arte nos faz refletir", relembrou o jornalista Fred Santana.

Ainda nos anos 1990, o personagem criado por Benedito Ruy Barbosa foi um dos primeiros da teledramaturgia brasileira a defender a ecologia e condenar a degradação do meio ambiente pelo ser humano, sendo inspirado em algumas lendas do folclore pantaneiro.

"O choro do "Véio do Rio" é o choro de todas as pessoas que se preocupam com o natureza. Osmar Prado,na minha opinião, é um dos maiores atores da história deste país. Sou seu fã, desde o "Tião Galinha"", escreveu o internauta Gustavo Graminho.

Outras novelas de Osmar Prado na Globo

Osmar Prado seu primeiro contrato com a Globo em 1969, para trabalhar em "Verão Vermelho", de Dias Gomes. Em seguida, foi escalado para outra novela do autor, "Assim na Terra como no Céu".

O ator faria mais uma novela de Dias Gomes, "Bandeira 2" (1971), no qual viveu o jogador de futebol Mingo – papel para o qual contou com a assessoria de Mané Garrincha –, até encarar o seu primeiro protagonista em Bicho do Mato (1972), Chico de Assis e Renato Correia de Castro.

JOÃO MIGUEL JR/GLOBO
Em 'Pantanal', Velho do Rio irá revelar seu maior segredo a Jove - JOÃO MIGUEL JR/GLOBO

Ambientada no Mato Grosso, a novela trazia o ator no papel do caipira Juba, que se apaixona por uma garota da cidade grande, Rute ( Débora Duarte). Engrenou na carreira e, na emissora, atuou em mais de 40 novelas, séries e minisséries.

Tags

Autor