LIVRO

Joaquim Falcão reflete sobre importantes pernambucanos e brasileiros em livro lançado no Recife

"Entre Tantos" reúne textos sobre figuras como Marco Maciel, Maestro Spok, Jarbas Vasconcelos, Cida Pedrosa, Francisco Brennand e mais

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 05/07/2022 às 15:41 | Atualizado em 05/07/2022 às 16:45
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
LIVRO Professor e escritor Joaquim Falcão, da ABL, lança livro na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

O professor e escritor Joaquim Falcão, imortal da Academia Brasileira de Letras, lançou no Recife o livro "Entre Tantos" (Editora Massangana, 123 páginas). A sessão de autógrafos ocorreu nesta terça-feira (5), após seminário realizado no campus de Casa Forte da Fundação Joaquim Nabuco, Zona Norte da capital.

Com xilogravuras de J. Borges, a publicação traz textos sobre diferentes personalidades de Pernambuco e do Brasil, sempre com ganchos em determinadas situações, histórias e curiosidades.

"Esse livro recolhe várias experiências, aventuras e insights sobre a maioria do pessoal de Pernambuco, como o Maestro Spok, Cida Pedrosa, Jarbas Vasconcelos e Francisco Brennand", explica Joaquim Falcão, ao JC.

"Ele também tem uma revelação importante. A gastronomia pernambucana se expandiu para o Brasil inteiro e uma das receitas mais importantes é a do escondidinho. Você vai hoje a São Paulo, ao Rio, e em todos os cantos você tem o escondidinho, que nasceu no Recife. Isso eu conto no livro", continua o professor.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
LIVRO Professor e escritor Joaquim Falcão, da ABL, lança livro na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
LIVRO Professor e escritor Joaquim Falcão, da ABL, lança livro na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
LIVRO Professor e escritor Joaquim Falcão, da ABL, lança livro na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O texto do escondidinho é sobre a irmã do autor, Edméa Falcão. Completam o livro personagens como Marco Maciel (familiares do falecido político estiveram no lançamento), Tancredo Neves, Rui Barbosa, Carmen Miranda, entre outros. Jarbas Vasconcelos, um dos perfilados, esteve no lançamento.

"Sou amiga de mocidade do Joaquim, então acompanho toda a vida intelectual dele e tenho a maior admiração", disse Margarida Cantarelli, membro da Academia Pernambucana de Letras e presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

"É um grande jurista, um grande escritor, que neste livro faz um resgate de figuras importantes de Pernambuco. Realmente, deve ser lido por todos aqueles que amam Pernambuco e que veem nas pessoas mencionadas um exemplo da força intelectual e política do nosso Estado", completa.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
LIVRO Professor e escritor Joaquim Falcão, da ABL, lança livro na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. Na foto: Margarida Cantarelli, ex-presidente da APL. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
LIVRO Professor e escritor Joaquim Falcão, da ABL, lança livro na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
LIVRO Professor e escritor Joaquim Falcão, da ABL, lança livro na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. NA FOTO: Gregório Cabral, membro da APL. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

"Joaquim Falcão nos apresenta um diálogo muito interessante com personalidades pernambucanas e de fora de Pernambuco, que transitam na política, na música, na literatura", comenta George Cabral, membro da APL.

"É uma contribuição muito importante, em que o diálogo é um elemento tão necessário para a nossa sociedade. Ao mesmo tempo, uma redescoberta de personagens, alguns deles que não estavam tão presentes na memória da coletividade e que são novamente apresentados para a nossa memória coletiva pelo autor", completa.

Livro encerra trilogia de Joaquim Falcão

DIVULGAÇÃO
TRILOGIA Entre Tantos é lançado após Quase Todos (2013) e Muitos Outros (2020) - DIVULGAÇÃO

O livro é uma publicação da Massangana, editora da Fundaj, e completa uma trilogia assinada por Joaquim Falcão. As demais obras são "Quase Todos" (2013) e "Muitos Outros" (2020).

Joaquim Falcão é professor na Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). É conhecido também por livros como "O Supremo", "Mensalão - Diário de um Julgamento" e "Raymundo Faoro - A República em Transição".

Lançamento ocorreu em seminário sobre a Independência

O lançamento de "Entre Tantos" ocorreu logo após o seminário "A Propósito da Independência e do Império: Visões Pernambucanas". "Iniciamos com três falas de três grandes palestrantes com um aprofundamento da história da Independência do Brasil. Esta primeira parte do seminário foi coroada com o lançamento do livro do acadêmico e amigo Joaquim Falcão, pela Editora Massangana", disse Antônio Campos, presidente da Fundaj.

"A Fundaj acreditou que hoje fosse a oportunidade adequada, na participação do Joaquim Falcão, de fazer o lançamento do livro. O seminário em si começa uma série de debates que enfocam a importância de Pernambuco para a independência do Brasil. Estudamos as questões do Império e tentamos trazer o debate para as questões atuais, além do percurso histórico de tudo isso”, diz Mário Hélio Gomes, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj.

Comentários

Últimas notícias