CINEMA

Morre James Caan, ator de 'O Poderoso Chefão', aos 82 anos

James Caan foi imortalizado pelo papel de Sonny Corleone no clássico de Francis Ford Coppola

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 07/07/2022 às 15:07
Notícia
X

O ator James Caan, conhecido pelo papel de Sonny Corleone em "O Poderoso Chefão", morreu nesta quarta-feira (6). A informação foi divulgada pelo perfil oficial do artista nas redes sociais.

"É com grande tristeza que informamos o falecimento de Jimmy na noite de 6 de julho. A família agradece a manifestação de amor e sinceras condolências, e pede que continuem a respeitar a privacidade deles durante este período difícil", destacou o post.

A publicação encerrou o texto da forma como o ator terminava todas as suas publicações na rede: "End of tweet" ("fim do tweet", na tradução literal). A causa da morte não foi revelada.

Nascido em 1940, em Nova York, James Caan estudou Economia e jogou futebol americano na universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Descobriu a paixão pela atuação ainda durante a faculdade, decidindo mudar a área de estudo.

Iniciou a carreira em peças off-Broadway nos anos 1960, estreando na TV em 1961, na série "Naked City" ainda com o nome artístico "Jimmy Caan". Só estreou no cinema em 1963, com o filme "Irma La Douce", de Billy Wilder.

James foi convidado pelo próprio Francis Ford Coppola para um teste em "O Poderoso Chefão" (1972). Aprovado, conquistou o marcante papel de Sonny Corleone, que mudou a sua vida e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Na trama, Sonny é o filho mais velho de Don Corlene (Marlon Brando).

Caan pretendia atuar no próximo filme de Coppola, "Megalopolis".

"Desde o começo, os diretores e roteiristas criavam para mim papéis de durões e heróis. Francis me levava por outro caminho. Santino aprofunda a linha mais escura do Jimmy de Caminhos Mal Traçados. Jimmy é mais puro, especial. É atingido pela violência do mundo", disse em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, em fevereiro de 2022.

Dois anos depois, O Poderoso Chefão - Segunda Parte prosseguiu com a saga dos Corleone em dois tempos, contando como o jovem Don Vito, interpretado por Robert De Niro, chegou ao topo da Máfia e, em paralelo, o outro banho de sangue que Michael vai promover, para consolidar seu poder.

Tags

Autor