Por que hoje é comemorado o Dia Mundial do Rock
Dia Mundial do Rock: Ritmo marcante e histórico revolucionou a música e comportamento no século 20
O Dia do Rock é celebrado nesta quarta-feira, 13 de julho, exclusivamente no Brasil. Mas por que nesse dia? A data marca a apresentação do evento Liv Aid, realizado em 1985 no no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, nos Estados Unidos, para chamar atenção para a fome na Etiópia.
Se apresentaram artistas como Queen, Phil Collins, U2, Paul McCartney, Madonna, Bob Dylan, Elton John e outros grandes nomes da música. Ao todos, cerca de 40 artistas se apresentaram nos eventos.
Essa uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos. Estima-se que quase dois bilhões de espectadores, em mais de 100 países tenham assistido a apresentação ao vivo.
Para além do evento, um ritmo marcante e histórico como o Rock N’ Roll não poderia passar despercebido durante o ano. As batidas que revolucionaram a música e o comportamento social, especialmente da juventude, na segunda metade do século 20.
Como surgiu o Dia Mundial do Rock
Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data é comemorada especialmente no Brasil graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990.
Os americanos, por exemplo, preferem celebrá-lo no dia 9 de julho. Durante o Dia do Rock, nas principais cidades brasileiras são organizados eventos com shows de importantes artistas representantes do rock n’ roll nacional e internacional, mantendo viva a representatividade do gênero musical.
Em 2022, vários shows de rock serão realizados no Brasil, a exemplo da banda Guns N' Roses em Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre.
Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho
O Dia Mundial do Rock terá celebração no Recife. O Festival Rock Na Calçada (RNC) realiza edição especial comemorativa à data nesta quarta-feira (13), a partir das 20h, com shows gratuitos na Rua da Moeda.
A noite abre com show da Virtus, banda de punk rock revelação na cena underground do Recife, representando o rock autoral produzido na cidade.
Na sequência, a banda Come Together faz tributo aos Beatles, com releituras dos principais sucessos da banda britânica, homenageando o rock mundial. Nos intervalos dos shows, o DJ Stoned Set discoteca os clássicos do rock de todos os tempos.
Essa é a primeira apresentação presencial realizada pelo Rock Na Calçada no Recife desde a pandemia da Covid-19. Após dois anos de atividades remotas, o festival - que passou por São Paulo em maio passado - está de volta à Rua da Moeda, endereço no qual a iniciativa iniciou suas primeiras edições, em 2015.