Documentário pernambucano 'Grade' é exibido gratuitamente no Teatro do Parque
Longa de Lucas de Andrade propõe reflexão sobre a privação de liberdade
Propondo uma reflexão sobre o potencial criativo das pessoas encarceradas, o filme "Grade", do cineasta pernambucano Lucas Andrade, será exibido no Teatro do Parque nesta terça-feira (26), a partir das 19h30. A entrada é gratuita e, em seguida, haverá uma conversa com o realizador.
Filmado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, um pouco antes da eclosão da pandemia de covid-19 no Brasil, "Grade" acompanha as experiências diárias e os sonhos dos moradores da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de São João del Rei (MG), um tipo específico de reclusão de liberdade em que os apenados assumem a manutenção do espaço, o controle das próprias atividades e de sua segurança.
O projeto nasceu com a intenção de ser um meio de expressão direta para os apenados e, em seu processo, contou com a participação ativa deles.
Entre as atividades, foram realizadas oficinas, além da proposição de dispositivos de cena que, ao longo do processo, serviram para desenvolver compreensão das ferramentas imagéticas e sonoras. O projeto também buscou habilitar tecnicamente os apenados para a produção de filmes.
Foram ofertadas 20 vagas para homens do regime fechado e, nas aulas, abordou-se o funcionamento dos equipamentos (câmeras, luzes, gravadores, microfones), assim como os procedimentos e as linguagens audiovisuais necessárias para que a equipe do filme pudesse criar, junto com os apenados, uma narrativa que mergulhasse no universo ali vivido.
A produção é resultado desses esforços coletivos e do desejo de retratar os personagens em um processo de auto-representação e a partir da mediação do cinema. Real e imaginário, portanto, são conceitos com os quais eles puderam brincar e trabalhar de acordo com suas próprias percepções.
"No processo de feitura do filme, buscamos propor que se alguém estava nas imagens e sons que produzimos no local, seria por vontade de se colocar para câmera e para o gravador, a partir da sua maneira de se perceber, dos questionamentos coletivos que poderiam surgir disso e com os artifícios cinematográficos que nós, tanto equipe de cinema quanto apenados, tínhamos em nossas mãos para realizar tal empreitada", diz o diretor Lucas Andrade.
"Quando as cenas eram construídas sem tanta presença dos apenados, a equipe buscou observar com o cinema, sabendo também que essa observação não é uma mosca na parede", enfatiza.
SERVIÇO
Exibição do filme "Grade", de Lucas de Andrade
Quando: Terça-feira (26), às 19h30
Onde: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Quanto: Gratuito