PROGRAMAÇÃO

Que tal uma expedição fotográfica por Olinda? Esta é uma das atividades do Pequeno Encontro de Fotografia

Evento volta ao formato presencial, nesta sexta-feira (29), completando dez anos desde a edição de estreia

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 28/07/2022 às 19:03 | Atualizado em 28/07/2022 às 19:17
Notícia
X

Começa nesta sexta-feira (29) o Pequeno Encontro de Fotografia, com atividades que vão até terça-feira, dia 2 de agosto. Esta é a volta do evento ao formato presencial, após ocorrer online por dois anos, devido às restrições da pandemia.

Nesse retorno ao contato físico, novamente ocupará espaços do Sítio Histórico de Olinda, como o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa e a Casa Estação da Luz. Projeções e exposições, palestras e oficinas, expedição fotográfica e leituras de portfólio estão na programação, além do Espaço do Livro e do Espaço de Pesquisa, com trabalhos selecionados após um período de inscrições.

Exposições com visitas guiadas, expedição fotográfica, palestras e projeções são abertas ao público

SONIA GOUVEIA/DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO Foto de Sonia Gouveia (SP), da série Pequenas Dores Cotidianas, em mostra online - SONIA GOUVEIA/DIVULGAÇÃO

As exposições — onze ao todo — vão ficar abertas ao público de acordo com os horários de funcionamento dos espaços: Eufrásio Barbosa, Casa Estação da Luz, Occa, Casa Criatura e Casbah. De domingo (31) até terça-feira (2), a propósito, serão feitas visitas guiadas pelas mostras, das 14h às 17h, com concentração e saída da Casa Estação da Luz (rua Prudente de Moraes, 313, Carmo). Outras exposições estão montadas no site www.pequenoencontrodafotografia.com.

Já neste sábado (30), também aberta ao público, ocorrerá a expedição fotográfica, concentrando às 14h, na Estação da Luz.

Ainda sem necessidade de inscrição prévia, como é necessário para as oficinas, o público pode frequentar as sessões de projeções e palestras, nesta sexta (29) e amanhã (30), a partir das 19h, no Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Eufrásio Barbosa.

Na primeira noite, logo mais, serão projetados trabalhos de Gisa Araújo (SP), Sonia Gouveia (SP), Ana Yoneda, Dani Leon, Felipe Correia e Paola da Silva (Olinda, SP, Caruaru e Belém); Gsé Silva (SP), Carol Rahal (SP) e Xirumba (Olinda).

Os fotógrafos Nair Benedicto (SP) e Beto Figueiroa (PE) farão as primeiras palestras. Nomes como Marcela Bonfim, Maurício Pokemon, Gleice Kelly Heitor e Li Vasc também estão entre os convidados, na condução de oficinas e palestras.

Uma década do Pequeno Encontro de Fotografia

Criado há dez anos, o Pequeno Encontro de Fotografia está na 8ª edição e é organizado por Maria Chaves, Eduardo Queiroga e Mateus Sá, com produção da Proa Cultural. Sua realização é com recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE), por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), além da Casa Estação da Luz.

"O Pequeno Encontro da Fotografia se realiza como um sonho coletivo. É espaço de imaginação, de criação, de devaneio, de diversidade e de resistência a tantas dificuldades das mais variadas naturezas. Acreditamos na — e lutamos pela — potência dos encontros. Entre pessoas, entre obras, entre ideias", dizem os idealizadores no material de divulgação.

Tags

Autor