SUSANA VIEIRA 80 ANOS

Susana Vieira 80 anos: relembre os personagens mais marcantes da atriz na TV

Com seis décadas de carreira na TV, atriz Susana Vieira teve papéis marcantes desde os anos 1970

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 23/08/2022 às 13:14 | Atualizado em 23/08/2022 às 13:21
Notícia
X

A atriz Susana Vieira está completando 80 anos nesta terça-feira (23), tendo um dos currículos mais suntuosos das telenovelas brasileiras.

Com seis décadas de experiência, a atriz estreou na televisão ainda no tempo da Rede Tupi, passando também pela Excelsior - ambas emissoras já extintas. Chegou na TV Globo nos anos 1970, onde continua até hoje.

"Desejo continuar com saúde, me cuidando e, daqui a dois anos, ir morar em Miami, com meu filho, minha nora e meus netos. Tenho muita vontade de ficar perto deles", disse Susana Vieira sobre a comemoração.

"Fazer 80 é uma maravilha. É a prova de que deu certo, de que vim para viver, ser feliz, amar ao próximo, trabalhar, me realizar, ter uma família, amar e ser amada. Obrigada Deus, obrigada público, obrigada a todas as pessoas que fizeram da minha carreira essa carreira maravilhosa e feliz."

Relembre personagens marcantes de Susana Vieira na TV

Candinha, de 'Pigmalião 70'

TV GLOBO/REPRODUÇÃO
80 ANOS Suzana Vieira em 'Pigmaleão 70' - TV GLOBO/REPRODUÇÃO

Susana Vieira ingressou na TV Globo nos anos 1970, década bastante importane para a sua carreira. Sua primeira novela lá foi "Pigmalião 70", quando viveu Candinha, a nova de Nando (Sério Cardoso), que disputava o amado com a viúva Cristina (Tônia Carrero).

Tina, de 'O Espigão' (1974)

TV GLOBO/REPRODUÇÃO
80 ANOS Suzana Vieira em 'O Espigão' - TV GLOBO/REPRODUÇÃO

Em 1974, 'desesperada' para trabalhar, pediu um papel em 'O Espigão' diretamente ao autor Dias Gomes. Susana viveu a personagem Tina, que era bem mais velha do que a idade real da atriz. O desafio, no entanto, a rendeu o prêmio atriz de reveção da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.

A telenovela girou em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado pode esmagar o ser humano.

Nice, de Anjo Mau (1976)

TV GLOBO/REPRODUÇÃO
80 ANOS Suzana Vieira em 'Anjo Mal' - TV GLOBO/REPRODUÇÃO

Foi somente em 1976 que Susana Vieira fez seu primeiro papel como protagonista de telenovela na Globo, em Anjo Mau. Nesta novela, Susana fez sucesso no papel de Nice, uma moça ambiciosa que não media esforços para conseguir o que queria, por conta das maldades de sua personagem chegou até a ser agredida na rua.

Nice era um personagem considerado imoral na época da ditadura militar, a nível do autor Cassiano Gabus Mendes decretar sua morte no último capítulo.

Marina Steen, de 'A Sucessora' (1979)

TV GLOBO/REPRODUÇÃO
80 ANOS Suzana Vieira em 'A Sucessora' - TV GLOBO/REPRODUÇÃO

Depois de Nice, Susana se destacou no papel da protagonista da telenovela A Sucessora, de Manoel Carlos e baseada no romance de Carolina Nabuco, filha de Joaquim Nabuco.

Susana viveu a insegura Marina Steen. A novela foi um verdadeiro sucesso no exterior, chegando a passar em 50 países, entre eles Angola, Holanda, Itália, Suíça, onde foi exibida mais de duas vezes, e União Soviética.

Ana Carvalho, de 'A Próxima Vítima'

TV GLOBO/REPRODUÇÃO
80 ANOS Suzana Vieira em 'A Próxima Vítima' - TV GLOBO/REPRODUÇÃO

Após boas participações em "Fera Ferida" e "Mulheres de Areia", nos anos 1980, Susana voltou a brilhar como protagonista em "A Próxma Vítima", no papel de Ana Carvalho.

A novela fez grande sucesso pelo suspense ao revelar o nome do assassino de vários personagens no último capítulo.

Maria do Carmo, de 'Senhora do Destino'

TV GLOBO/REPRODUÇÃO
80 ANOS Suzana Vieira em 'Senhora do Destino' - TV GLOBO/REPRODUÇÃO

Aos 62 anos, Susana Vieira voltou a protagonizar mais um grande sucesso com "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva. Maria do Carmo era uma nordestina que se muda para São Paulo e tem a filha bebê roubada pela vilã Nazaré Tedesco.

Por conta da novela, Susana foi capa de inúmeras revistas e foi homenageada pelo conjunto da obra no Prêmio Contigo de Novelas de 2005.

Tags

Autor