ARTE CONCEITUAL

Paulo Bruscky ganha mostra retrospectiva, com mais de cem obras, na Galeria Marco Zero

Com curadoria de Moacir dos Anjos, exposição é considerada a mais abrangente da obra do artista pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/10/2022 às 20:13
Notícia
X

Abre nesta quarta-feira (19), na Galeria Marco Zero, em Boa Viagem, "Alto-Retrato: Paulo Bruscky", uma exposição-homenagem ao artista que é um dos pioneiros da arte conceitual pernambucana. Ocupando todos os espaços expositivos da galeria, a mostra apresenta mais de cem trabalhos de Bruscky, desenvolvidos ao longo de seus 54 anos de carreira. Moacir dos Anjos assina a curadoria.

Esta é a primeira vez que uma mostra tão abrangente de Paulo Bruscky é realizada em Pernambuco. "Alto-Retrato" apresenta a magnitude da obra do artista, um dos precursores de manifestações artísticas que envolvem arte, tecnologia e comunicação.

"Para mim, essa é uma das exposições mais importantes da minha trajetória. Eu considero uma retrospectiva, porque vem do início da minha carreira até as últimas obras", diz Paulo Bruscky, em conteúdo no material de divulgação.

Reconhecido como um dos mais importantes renovadores da cena artística contemporânea do Recife, com obras de caráter crítico à sociedade, Bruscky acredita na arte como vacina contra o tédio e, quem sabe por isso, desde o início da carreira já era nítida sua abordagem multimídia. Desenhos, pinturas, gravuras, performances e produções de livros caracterizaram seus primeiros anos de vida artística.

No final da década de 60, iniciou uma relação de trabalhos com mídias, intervenções e propostas no campo da arte conceitual. Entre suas experiências, destacou-se também nos gêneros arte postal, áudio-arte, videoarte, artdoor e xerografia/faxarte, apontadas como pioneiras dentro das discussões sobre a utilização de novos meios na arte brasileira.

Moacir dos Anjos defende que essa exposição é uma autoapresentação de Paulo Bruscky em sua magnitude e multiplicidade de ações. O curador conta que a ideia é que o conjunto artístico reflita a importância do artista na história da arte pernambucana.

Ele acrescenta, ainda, que nesta mostra estarão expostas obras históricas nunca antes exibidas no Recife e outras completamente inéditas: "Os apreciadores de arte da nova geração precisam ver de perto a profusão de mídias e de técnicas utilizadas por Paulo. Ele é um artista de obras consolidadas de várias décadas, reconhecido internacionalmente, mas talvez ainda seja desconhecido por essa nova geração".

Como visitar

Exposição "Alto-Retrato: Paulo Bruscky" abre nesta quarta-feira (19), das 19h às 22h, na Galeria Marco Zero (avenida Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem). A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Tags

Autor