Dia das Bruxas

HALLOWEEN 2022: Como surgiu o Dia das Bruxas? Saiba qual o significado do Halloween

Entenda de onde veio o Halloween e como ele passou a ser comemorado por tantas pessoas

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 24/10/2022 às 9:56 | Atualizado em 25/10/2022 às 12:18
Notícia
X

No ocidente, o dia 31 de outubro é marcado pelo Halloween. Antes da festa ser sinônimo de se fantasiar e exclamar "doces ou travessuras?" nas ruas, ela tinha um grande significado em um antigo povo da história da humanidade.

Entenda como surgiu o Dia das Bruxas e como ele se popularizou, se tornando o que é atualmente.

COMO SURGIU O HALLOWEEN?

A palavra Halloween é uma abreviação da expressão "All Hallows' Eve", em que "hallow" significa "santo" e "eve" significa "véspera". Isso pois a festa acontece um dia antes do Dia de Todos os Santos.

Ela surgiu com os celtas, povo localizado na Europa que possuía um festival chamado de Samhain, uma homenagem ao "Rei dos mortos". O evento durava 3 dias, com início no dia 31 de outubro, e comemorava o fim do verão e a passagem do ano celta, iniciado no dia 1 de novembro.

Acreditava-se que na data os mortos "acordavam" e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por isso, a festa possuía uma decoração sombria e os celtas usavam fantasias para se defenderem dos maus espíritos.

QUANDO VIROU DIA DAS BRUXAS?

Durante a Idade Média, a festa celta começou a ser condenada pela Igreja, que começou a chamar de Dia das Bruxas.

Naquela época, os curandeiros eram considerados bruxos e, como eram contra os "valores católicos", acabavam queimados na fogueira. Uma prática dos celtas que guiava os mortos e afastava os maus espíritos, na idade medieval queimava a bruxaria. 

Para afastar as pessoas de práticas pagãs, a igreja também colocou o Dia de Todos os Santos para ser comemorado no dia 1 de novembro, o dia de Samhain.

No fim, o que foi feito para separar, acabou unindo as duas culturas. 

QUANDO CHEGOU NAS AMÉRICAS?

No século XIX, a Grande Fome devastou a Irlanda e fez com que milhares de irlandeses imigrassem para os Estados Unidos. Os europeus levaram sua cultura, que foi incorporada ao cotidiano dos norte-americanos com suas alterações.

Na Irlanda, por exemplo, eles possuíam o costume de esculpir nabos e transformá-los em lanterna. Uma prática ligada à lenda de Jack, um personagem que fez pacto com o diabo, e não era aceito nem no céu nem no inferno. Ele, então, era guiado pelo nabo iluminado - chamado de Jack O' Lantern.

Reprodução/PIXABAY
Chamadas originalmente de Jack O’Lantern, as lanternas de abóbora ganham diferentes desenhos. - Reprodução/PIXABAY

Nos Estados Unidos, como havia uma alta colheita de abóboras na época do Halloween, o nabo foi substituído pelo fruto laranja. Os estadunidenses também continuaram com a prática de se fantasiar dos celtas e a de "doces ou travessuras" dos católicos.

Essa última iniciou no século IX, em que as crianças cristãs pediam nas casa "soul cakes" (bolos de alma), pequenos quadrados de pão com groselhas. Para cada bolo, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.

Reprodução/PIXABAY
Nos EUA, as crianças costumam ir de porta em porta pedindo doces na noite de Halloween. - Reprodução/PIXABAY

DIA DAS BRUXAS NO BRASIL

No Brasil, o Halloween chegou como influência dos Estados Unidos na geopolítica.

A festa é comemorada em menor escala, porém com práticas parecidas. Como o país já tem as próprias lendas do folclore brasileiro, também há adaptações.

Em 2003, o Dia do Saci foi criado para se comemorar no dia 31 de outubro, como forma de exaltação do nosso folclore e de impedir os brasileiros de mergulharem por inteiro em festas estrangeiras. 

..

Reprodução/Sítio do Picapau Amarelo
Saci Pererê - Reprodução/Sítio do Picapau Amarelo


 

Tags

Autor