PICO DOS MARINS: podcast conta misteriosa história real do escoteiro Marco Aurélio
O caso, que ganhou repercussão nacional e permanece sem solução, é narrado com uma abordagem inédita dos fatos no podcast ‘Pico dos Marins: o caso do escoteiro Marco Aurélio’
Na manhã do dia 8 de junho de 1985, um mistério que até hoje permanece sem solução assolou a cidade de Piquete, em São Paulo.
Marco Aurélio Simon, de 15 anos, realizava com um pequeno grupo de escoteiros, liderado por Juan Bernabeu Céspedes, uma expedição ao cume do Pico dos Marins, uma das montanhas mais altas do estado e do Brasil.
No meio do caminho, um dos rapazes torceu o joelho em um buraco. Entre inúmeras decisões duvidosas, o líder do grupo, e o único adulto entre eles, teria, então, autorizado Marco Aurélio a ir na frente à procura de ajuda.
O caso, que ganhou repercussão nacional e até hoje tem pairando sobre si uma nuvem de hipóteses para o que, afinal, teria acontecido com Marco Aurélio, é narrado com uma abordagem inédita dos fatos no podcast ‘Pico dos Marins: o caso do escoteiro Marco Aurélio’, que chegou ao catálogo do Globoplay e de todas as plataformas de áudio, com os dois primeiros episódios.
‘Pico dos Marins’ tem autoria e narração de Marcelo Mesquita, produção da Trovão Mídia e direção-geral de Ivan Mizanzuk, além de contar com a participação da família do escoteiro, em especial o pai, Ivo Simon.
A produção de ‘Pico dos Marins’ ganhou corpo em 2017, quando Marcelo Mesquita soube da história, começou a filmar com a sua equipe os relatos da família Simon de forma independente.
A partir da autorização da família de Marco Aurélio, que deseja até hoje encontrar uma conclusão para o seu desaparecimento, Marcelo vem se debruçando sobre o inquérito, documentos inéditos a que teve acesso, e entrevistando pessoas relacionadas ao acontecimento.
“São quatro anos mergulhados nessa história e, quando o caso reabriu em 2021, acendeu em nós uma nova chama, uma esperança de trazer um desfecho para o desaparecimento do Marco Aurélio”, diz o autor.
Apesar de ter ocorrido há 37 anos, a investigação policial segue aberta e o caso foi desarquivado em julho de 2021 com novos desdobramentos.
De pessoas que afirmam ter visto Marco Aurélio recentemente até indícios de que ele teria sido enterrado no terreno na base do Pico dos Marins - dando início a escavações pelas redondezas - muitas hipóteses são levantadas.
Para o diretor do podcast ‘Pico dos Marins’, Ivan Mizanzuk, criador de podcasts de sucesso como ‘O Caso Evandro’ e ‘Altamira’, o mais desafiador e fascinante do caso Marco Aurélio é justamente a quase total falta de evidências que existem.
“O que mais me surpreendeu, é que esse caso funciona de um jeito curioso na nossa cabeça. Em um primeiro momento, parece ser um simples caso de desaparecimento. Mas você começa a olhar os detalhes, se angustia com a falta de respostas, e, quando vê, já está obcecado pela história. Como diz o próprio pai do Marco Aurélio, o seu Ivo, “tudo é possível”, conclui.
Episódio de estreia de ‘Pico dos Marins’
O podcast ‘Pico dos Marins’ viaja no tempo, para junho de 1985, quando um menino de 15 anos desaparece durante um acampamento de escoteiros em Piquete (SP).
A patrulha 240 dá a largada numa manhã de sábado para conquistar uma das montanhas mais altas do estado e do Brasil.
No entanto, os primeiros passos dessa jornada já eram incertos: em vez deles seguirem pela trilha que normalmente os montanhistas faziam, o líder Juan Bernabeu optou por guiar o grupo em uma estrada de terra, o que acarretou em um atraso de mais de uma hora.
Quando os meninos chegaram na primeira parada, já apresentavam sinais de cansaço. A diferença entre o preparo físico dos garotos também impactou o desempenho do grupo durante as subidas mais íngremes gerando o desgaste.
Quando um dos integrantes torce o joelho em um buraco Juan observa que as condições já não estão mais favoráveis e organiza o retorno do grupo indicando que Marco Aurélio siga a trilha sozinho - em um local desconhecido – à procura de ajuda. A partir desse momento, o guia quebra uma das regras básicas do escotismo - que é jamais abandonar um dos integrantes do seu grupo.
‘Pico dos Marins’ é um original Globoplay, com produção da Trovão Mídia. A temporada tem 10 episódios e será dividida em duas partes, sendo os seis primeiros episódios em novembro.
A cada semana Marcelo Mesquita e Ivan Mizanzuk trarão diferentes rumos e linhas de investigação que abrem novas perspectivas e revelações surpreendentes relacionadas.