Mesmo após chuvas, Natal de Garanhuns realiza abertura, com expectativa de receber 1,3 milhão de pessoas
Fortes chuvas que caíram no Agreste de Pernambuco nos últimos dias danificaram parte elétrica da decoração, mas mesmo assim abertura do Natal de Garanhuns foi realizada
Começou nesta sexta-feira (11) e segue até o dia 8 de janeiro mais uma edição do "Encantos do Natal de Garanhuns", no Agreste de Pernambuco. A abertura do evento tradicional de fim de ano contou com o espetáculo da Projeção Mapeada na Catedral de Santo Antônio.
Em seguida, houve a solenidade de abertura com o acendimento das luzes do Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura do município, no Centro da cidade.
Às vésperas da abertura, a Prefeitura de Garanhuns divulgou uma nota informando que as fortes chuvas que atingiram a região na última semana impactaram mais da metade das ligações elétricas da decoração, envolvendo LEDs e pisca-piscas.
Por isso, a decoração foi inaugurada de forma parcial neste fim de semana (Catedral de Santo Antônio, Palácio Celso Galvão, Avenida Santo Antônio, Marco Zero e Largo do Colunata). Na próxima semana, os demais pontos de decoração serão abertos.
"A decisão se baseia em um grande esforço de toda a equipe para reestabelecer parte das ligações elétricas em um período tão curto de estiagem".
"Nos próximos dias os profissionais continuarão trabalhando para realizar o conserto da maior parte possível das peças, na torcida para que não volte a chover, o que comprometeria o trabalho que envolve contato com energia elétrica e solda, por exemplo", disse a gestão municipal, em nota.
PROGRAMAÇÃO NATALINA
O Natal de Garanhuns tem diversas apresentações culturais voltadas para o período natalino, como desfiles, cantatas e o espetáculo da projeção mapeada.
Além disso, as praças da cidade - a exemplo da praça em que fica o Relógio das Flores, são todas decoradas com as luzes e cores tradicionais do período.
A Praça Souto Filho, conhecida pela Fonte Luminosa, que incluiu neve na decoração no ano passado, terá o recurso novamente este ano. As máquinas que projetam a neve foram ampliadas, para proporcionar novas experiências.
A decoração do Natal de Garanhuns tem ainda elementos que representam o nascimento de Jesus.
No ano passado, mais de 1 milhão de pessoas circularam pela cidade durante o período, de acordo com a Prefeitura de Garanhuns.
O evento movimentou mais de R$ 50 milhões. Este ano, há a expectativa de que 1,3 milhão de pessoas passem pela cidade, movimentando mais de R$ 80 milhões.
DESFILE NATALINO
Um dos mais aguardados todos os anos, o Desfile do Papai Noel passará a se chamar Desfile Natalino em 2022. O objetivo é que o cortejo seja mais abrangente, e não apenas com foco no Bom Velhinho.
"Teremos mais carros, mais crianças desfilando, mais vagas no trenzinho, um corpo coreográfico e uma história sendo contada ao longo do trajeto. Todos poderão observar que o desfile ganhará em extensão, mas também em qualidade".
"Iniciamos um processo de profissionalização deste projeto e isto poderá ser observado nas alegorias e nos participantes, por exemplo", explica secretária de Cultura de Garanhuns e autora do projeto do Encantos do Natal 2022.
O desfile conta ainda com a participação de crianças atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e estudantes da rede municipal de ensino.