COPA DO MUNDO: Onde fica o Catar? Conheça país-sede da Copa do Mundo de 2022
O país do Oriente Médio foi escolhido em 2010 pela Fifa para sediar a Copa do Mundo de 2022
A Copa do Mundo se aproxima e o Catar está mais do que preparado para receber torcedores de todos os lugares do mundo para assistirem às grandes partidas de futebol.
Antes do Catar ser escolhido pela Fifa para sediar o grandioso evento esportivo, no entanto, poucos sabiam da sua existência e características gerais do país.
Conheça abaixo fatos importantes do lugar para melhor acompanhar a Copa do Mundo de 2022.
O que é o Catar?
O Catar (Qatar, internacionalmente) é um país do Oriente Médio, oficialmente chamado de Estado do Catar e corresponde a um emirado - ou seja, administrado pelo membro da classe dominante, o emir.
É uma monarquia constitucional e absolutista controlada pela dinastia al-Thani desde 1825, quando o país ainda estava sob domínio do Império Otomano. Em 1916, o Catar se tornou um protetorado do Império Britânico, conquistando sua independência em 1971.
Em 2003, a Constituição foi aprovada, mas partidos políticos ainda são proibidos e não há legislatura independente. Além disso, as eleições parlamentares foram adiadas indeterminadamente.
O atual emir é Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani.
Características gerais do Catar
O país corresponde a uma pequena faixa geográfica, em média 11.610 km² de extensão. Se comparado a Sergipe, o menor estado do Brasil, ele tem praticamente metade do estado nordestino.
Sua capital é Doha e a população do país é composta por 2,9 milhões de habitantes. Cerca de 90% das pessoas são estrangeiras, por isso o segundo idioma mais falado é o inglês. O primeiro é o árabe, que influencia na religião predominante, o islamismo.
Leis rígidas
O Catar também é conhecido por sua legislação rigorosa. Entre elas, estão leis anti-LGBTQIA+ e demonstração de carinho considerada obscena pelo Código Penal.
Em relação à maneira de se vestir, homens e mulheres precisam vestir roupas que cubram os ombros e os joelhos. Vestimentas tradicionais, como o hijab, não são obrigatórias para os turistas.
Bebidas alcoólicas somente para pessoas não-muçulmanas, com mais de 21 anos e muita atenção na hora de tirar fotos: não fotografar ou filmar locais religiosos, militares e governamentais ou mulheres do Catar e indivíduos sem autorização prévia. O ato pode resultar em prisão.
Copa do Mundo: Apenas oito seleções conquistaram Copas do Mundo, você sabe quais são?