COPA DO CATAR

Onde fica o Catar? Qual é a religião do Catar? Veja curiosidades e costumes da sede da Copa do Mundo de 2022

Desde 2010, quando a Fifa anunciou o Catar como sede da Copa de 2022, o pequeno emirado vem recebendo críticas pela forma como trata pessoas LGBTQIA+, as mulheres e os trabalhadores migrantes

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 20/11/2022 às 10:44
X

Com AFP

Antes do Catar ser escolhido pela Fifa para sediar a Copa do Mundo 2022, poucos sabiam da sua existência e características gerais do país.

Conheça fatos importantes do lugar para melhor acompanhar a Copa do Mundo de 2022.

O Catar (Qatar, internacionalmente) é um país do Oriente Médio e corresponde a um emirado - ou seja, administrado pelo membro da classe dominante, o emir.

É uma monarquia constitucional e absolutista controlada pela dinastia al-Thani desde 1825, quando o país ainda estava sob domínio do Império Otomano.

Em 1916, o Catar se tornou um protetorado do Império Britânico, conquistando sua independência em 1971.

Em 2003, a Constituição foi aprovada, mas partidos políticos ainda são proibidos e não há legislatura independente. Além disso, as eleições parlamentares foram adiadas indeterminadamente.

O atual emir é Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani.  

Características do Catar

O país corresponde a uma pequena faixa geográfica, em média 11.610 km² de extensão. Se comparado a Sergipe, o menor estado do Brasil, ele tem praticamente metade do estado nordestino. 

Sua capital é Doha e a população do país é composta por 2,9 milhões de habitantes. Cerca de 90% das pessoas são estrangeiras, por isso o segundo idioma mais falado é o inglês. O primeiro é o árabe, que influencia na religião predominante, o islamismo.  

Qual é a religião do Catar?

Islamismo predomina. Demais religiões praticadas no Catar são cristianismo, hinduísmo e budismo.

As críticas ao Catar

Desde 2010, quando a Fifa anunciou o Catar como sede da Copa de 2022, o pequeno emirado vem recebendo críticas pela forma como trata pessoas LGBTQIA+, as mulheres e os trabalhadores migrantes, assim como por questões ambientais.

ODD ANDERSEN / AFP
Mulher em Doha, no Catar - ODD ANDERSEN / AFP

A homossexualidade é considerada um crime no Catar e os críticos afirmam que os direitos das mulheres são restringidos por leis de tutela masculina.

O país árabe também enfrenta acusações a respeito das condições de trabalho dos migrantes que construíram a infraestrutura que permitiu o milagre econômico do Catar.

O véu não é obrigatório para as mulheres. No entanto, pede-se que todos se vistam "pudicamente" em público, cobrindo os ombros e os joelhos. Nos edifícios oficiais, esta regra é aplicada. Nos lugares geralmente frequentados por expatriados, esta regra é apenas respeitada.

ODD ANDERSEN / AFP
Mulher em frente a uma vitrine em Doha, no Catar - ODD ANDERSEN / AFP

Copa do Mundo: Apenas oito seleções conquistaram Copas do Mundo, você sabe quais são?

Consumo de álcool é proibido no Catar?

O consumo de álcool é permitido para os não-muçulmanos com mais de 21 anos, mas estritamente regulado. É proibido transporte de bebidas na bagagem, mesmo se compradas nos 'duty free'.

Os residentes do Catar podem comprar em uma loja dedicada unicamente a sua venda, que não está aberta aos visitantes. Os espectadores poderão beber na maioria dos hotéis internacionais, onde uma cerveja ou uma taça de vinho pode custar R$ 50 e um drink mais de R$ 70.

Tags

Autor