1899 PLÁGIO? Produtores da série se pronunciam após acusação de quadrinista brasileira
Baran bo Odar e Jantje Friese, produtores da série "1899", romperam o silêncio após a séria acusação de plágio da quadrinista Mary Cagnin
A dupla alemã Baran bo Odar e Jantje Friese, produtores da série "1899", rompeu o silêncio após a séria acusação de plágio da quadrinista Mary Cagnin.
A artista brasileira comparou a série com o seu HQ "Black Silence", publicado em 2016. A série de publicações no Twitter já passa de 200 mil curtidas nesta segunda-feira (21).
Em publicação no Instagram, Friese negou que a dupla tenha se inspirado em qualquer material para a criação da série, reforçando que não sabia da existência da história em quadrinhos da brasileira.
Produtores de 1899 pronunciam após acusação de quadrinista brasileira
"Oh, internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso novamente. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que roubamos sua história em quadrinhos", começa o texto.
"Para deixar claro: nós não [roubamos]! Até ontem nem sabíamos da existência dessa história em quadrinhos. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material de origem", começou dizendo.
A produtora e roteirista ainda ressaltou que tem recebido mensagens ofensivas desde a denúncia feita por Mary Cagnin. "Temos sido bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas".
"Alguém grita lobo e todos pulam sobre ele, nem mesmo verificando se as afirmações fazem algum sentido. Claro que isso deveria ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bem jogado", finaliza.
Parceiro de Jantje, Baran bo Odar também se pronunciou, reforçando que ambos não conheciam a quadrinhista brasileira.
"Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas, já que nos sentimos como artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio", escreveu.
Ver essa foto no Instagram
1899 PLÁGIO? Entenda a polêmica envolvendo a quadrinista Mary Cagnin
Em publicações seriadas no Twitter, a quadrinista Mary Cagnin denunciou a Netflix por plagiar um HQ seu, intitulado "Black Silence" (2016). "ESTOU EM CHOQUE. O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016", começa o post.
A artista aponta várias semelhanças entre as histórias, como a pirâmide negra, as mortes dentro do navio, a tripulação multinacional e os símbolos nos olhos quando eles aparecem. As semelhanças ainda incluem detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas.
"Black Silence" é uma obra de ficção científica ambientada num futuro distópico pós-apocalíptico, sendo a primeira HQ desse gênero da autora.
A história foca no drama psicológico dos personagens e contém drama, suspense e até mesmo uma pitada de terror. Este projeto foi financiado pelo Catarse e recebeu o Troféu Angelo Agostini (Melhor Desenhista), além de 3 indicações ao Prêmio HQMix.
Já trama oficial de 1899 é a seguinte: "A série original gira em torno de um navio de imigrantes a caminho do oeste a fim de deixar o velho continente, de Londres para Nova York. Os passageiros, um misto de europeus de diferentes origens, se unem através de suas esperanças e sonhos em um novo século", diz.