É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O Spotifydisponibilizou nesta quarta-feira (30) a sua Retropesctiva 2022, revelando os principais artistas, músicas, álbuns e podcasts mais consumidos pelos seus 456 milhões de ouvintes em todo o mundo.
Os usuários também poderão realizar o tradicional Wrapped Spotify, em que o usuário pode conferir a sua própria retrospectiva. O ranking inclui músicas, álbuns e podcasts.
SPOTIFY WRAPPED 2022: Como fazer sua retrospectiva do ano na plataforma
Caso o botão do Spotify Wrapped 2022 ainda não tenha aparecidono aplicativo para Android ou iOS, faça o seguinte:
Usando o celular, acesse o site oficial da Retrospectiva Spotify;
Logado em sua conta do Spotify, clique sobre o botão "Baixe o Spotify";
Isso deve abrir o aplicativo do Spotify em seu dispositivo já com a retrospectiva carregada.
Assim como nos anos anteriores, a Retrospectiva Spotify 2022 ainda gera uma playlist com as 100 músicas mais ouvidas por você durante todo o ano.
Além do que os usuários do Spotify já conhecem de outros anos, a edição 2022 da retrospectiva trouxe ainda cinco novidades, como a "personalidade sonora".
Nele, os ouvintes poderão conferir quais dos 16 tipos diferentes de personalidade sonora se enquadram com base nas tendências do ano.
Dentro desses perfis montados pelo Spotify há características que descrevem as preferências musicais de cada pessoa, como fãs assíduos de artistas específicos, descobridores de tendências ou ouvintes recorrentes de música estrangeira.
Outra funcionalidade é o Audioday, que dá mais personalidade ao padrão de consumo do ouvinte. Com ela, o assinante poderá conferir como sua preferência musical varia conforme o horário do dia.