CHICO BUARQUE RODA VIVA

RODA VIVA DE CHICO BUARQUE: Entenda a polêmica da música com juíza e Eduardo Bolsonaro

Chico Buarque processou Eduardo Bolsonaro por uso sem autorização de Roda Viva, mas juíza insiste em não reconhecer ação do cantor

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/12/2022 às 9:47 | Atualizado em 09/11/2023 às 15:06
Notícia
X

A música "Roda Viva", clássico de Chico Buarque nos anos 1960, está no centro de uma controvérsia desde que o deputado federal Eduardo (PL-SP) a usou em uma publicação nas redes sociais.

Chico processou o deputado pelo uso sem autorização. O compositor pediu na Justiça que o parlamentar retirasse do ar a publicação a publicação que trazia a seguinte legenda: "O Brasil está sob censura. Numa ditadura a 1ª a morrer é a liberdade de expressão/imprensa".

Buarque ainda pedia uma indenização de R$ 48 mil e publicação da sentença condenatória na mesma rede social em que o post foi feito.

Roda Viva: Entenda a polêmica decisão de juíza

FRANCISCO PRONER/DIVULGAÇÃO
OBRA Cantor e compositor lança samba, hoje, e em breve estreia show com Mônica Salmaso - FRANCISCO PRONER/DIVULGAÇÃO

Contudo, Monica Ribeiro Teixeira, juíza substituta do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, no Rio de Janeiro, não reconheceu o pedido.

O advogado de Chico, então, decidiu apresentar uma nova ação, com mais provas da autoria da música. "Roda Viva" é um dos maiores clássicos da MPB, sendo símbolo de resistência durante a ditadura o Brasil.

Após o pedido de reconsideração, a magistrada bateu o pé e manteve a decisão de não reconhecer a ação. A juíza disse que a sentença em questão não apresentou "obscuridade, contradição, omissão ou dúvida".

Roda Viva: Advogado vai apresentar manuscrito para provar autoria

REPRODUÇÃO
COMPOSIÇÃO Manuscrito de "Roda Viva", de Chico Buarque - REPRODUÇÃO

Em mais um pedido, Tancredo vai anexar a cópia do manuscrito de "Roda Viva", cópias de disco, livros, além da documentação que possibilitem ao cantor ter o controle de sua obra e ter o pedido de retirada da canção do post finalmente atendido.

"Apesar de o próprio Eduardo Bolsonaro, no post que fez, ter dito que a música era do Chico Buarque, ou seja, ele mesmo reconhece a autoria, e de ser um fato público e notório, vamos juntar novos documentos na nova ação", disse o advogado, ao G1.

A ideia da nova ação é ainda o caminho mais curto para tentar ter seu pedido atendido na Justiça.

Chico Buarque, Roda Viva: Conheça a história da canção

"Roda Viva" foi composta em 1967, e apresentada ao público no III Festival da Música Popular Brasileira, que só aceitava canções originais e inéditas.

No ano seguinte, ela inspirou peça teatral homônima de Chico Buarque, e que foi encenada pelo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.

Também entrou no disco "Chico Buarque de Hollanda Vol. 3", lançado em 1968.

A música está creditada a Chico Buarque no Dicionário de Música Popular Brasileira Cravo Albin e no "Escritório Central de Arrecadação e Distribuição", o Ecad.

Tags

Autor