RODA VIVA DE CHICO BUARQUE: Entenda a polêmica da música com juíza e Eduardo Bolsonaro
Chico Buarque processou Eduardo Bolsonaro por uso sem autorização de Roda Viva, mas juíza insiste em não reconhecer ação do cantor
A música "Roda Viva", clássico de Chico Buarque nos anos 1960, está no centro de uma controvérsia desde que o deputado federal Eduardo (PL-SP) a usou em uma publicação nas redes sociais.
Chico processou o deputado pelo uso sem autorização. O compositor pediu na Justiça que o parlamentar retirasse do ar a publicação a publicação que trazia a seguinte legenda: "O Brasil está sob censura. Numa ditadura a 1ª a morrer é a liberdade de expressão/imprensa".
Buarque ainda pedia uma indenização de R$ 48 mil e publicação da sentença condenatória na mesma rede social em que o post foi feito.
Roda Viva: Entenda a polêmica decisão de juíza
Contudo, Monica Ribeiro Teixeira, juíza substituta do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, no Rio de Janeiro, não reconheceu o pedido.
O advogado de Chico, então, decidiu apresentar uma nova ação, com mais provas da autoria da música. "Roda Viva" é um dos maiores clássicos da MPB, sendo símbolo de resistência durante a ditadura o Brasil.
Após o pedido de reconsideração, a magistrada bateu o pé e manteve a decisão de não reconhecer a ação. A juíza disse que a sentença em questão não apresentou "obscuridade, contradição, omissão ou dúvida".
Roda Viva: Advogado vai apresentar manuscrito para provar autoria
Em mais um pedido, Tancredo vai anexar a cópia do manuscrito de "Roda Viva", cópias de disco, livros, além da documentação que possibilitem ao cantor ter o controle de sua obra e ter o pedido de retirada da canção do post finalmente atendido.
"Apesar de o próprio Eduardo Bolsonaro, no post que fez, ter dito que a música era do Chico Buarque, ou seja, ele mesmo reconhece a autoria, e de ser um fato público e notório, vamos juntar novos documentos na nova ação", disse o advogado, ao G1.
A ideia da nova ação é ainda o caminho mais curto para tentar ter seu pedido atendido na Justiça.
Chico Buarque, Roda Viva: Conheça a história da canção
"Roda Viva" foi composta em 1967, e apresentada ao público no III Festival da Música Popular Brasileira, que só aceitava canções originais e inéditas.
No ano seguinte, ela inspirou peça teatral homônima de Chico Buarque, e que foi encenada pelo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.
Também entrou no disco "Chico Buarque de Hollanda Vol. 3", lançado em 1968.
A música está creditada a Chico Buarque no Dicionário de Música Popular Brasileira Cravo Albin e no "Escritório Central de Arrecadação e Distribuição", o Ecad.