LITERATURA

Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti lança livro sobre alimentos da bíblia

"A Mesa de Deus" é fruto de uma pesquisa de dez anos da escritora, referência em gastronomia e imortal da Academia Pernambucana de Letras

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 11/12/2022 às 0:00 | Atualizado em 11/12/2022 às 19:00
RENATO RAMOS
A autora de títulos como "História dos Sabores Pernambucanos" (2009) e "Gilberto Freyre e as aventuras do paladar" (2013) decidiu organizar um panorama completo dos alimentos presentes na Bíblia por um viés que mescla história e antropologia - FOTO: RENATO RAMOS
Leitura:

A escritora Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, imortal da Academia Pernambucana de Letras, já encarou diversas pesquisas gastronômicas desafiadoras. Nenhuma, porém, foi extenuante quando a que deu origem ao livro "A Mesa de Deus - Os Alimentos da Bíblia" (Editora Record, 384 página).

A autora de títulos como "História dos Sabores Pernambucanos" (2009) e "Gilberto Freyre e as aventuras do paladar" (2013) decidiu organizar um panorama completo dos alimentos presentes na Bíblia por um viés que mescla história e antropologia.

As comidas estão por todos os lados, entre as histórias dos hebreus, de Jesus Cristo, de profetas ou tiranos. Foram 10 anos de pesquisa, lendo e relendo o livro sagrado, elencando os alimentos, seus utensílios de preparo, rituais de que eram parte e significados espirituais, além de aspectos simbólicos.

Durante a visita do JC, Maria Lecticia mostrou a Bíblia usada neste trabalho, repleta de anotações e marcadores de páginas. "Quando eu aceitei o desafio, não tinha ideia da responsabilidade e da extensão do trabalho. Comecei marcando no próprio livro cada menção a alimento", diz a escritora.

"Também realizei pesquisas paralelas que me ajudassem a interpretar muitas das histórias que estão na Bíblia, o tempo histórico em que tudo aconteceu e as grandes civilizações daquele tempo: Mesopotâmia, Babilônia, Persa, assírios, gregos, romanos e egípcios".

A ideia para a obra surgiu durante uma conversa com o seu marido, José Paulo Cavalcanti, agora imortal da Academia Brasileira de Letras, e o português José Tolentino de Mendonça, que é hoje cardeal no Vaticano. Estudioso da bíblia, Dom Tolentino assina o prefácio do livro.

"Na conversa, Tolentino explicava sobre os alimentos da Bíblia. Zé Paulo disse que isso merecia uma pesquisa. Voltei para o Brasil e procurei teólogos e estudiosos para ter um suporte", explica. "Depois, qual seria o maior desafio de todos? Escrever um livro que fosse interessante para quem fosse leigo e para quem tivesse entendimento. Um livro leve, agradável".

Alimentação na antiguidade

RENATO RAMOS/JC IMAGEM E RECORD/DIVULGAÇÃO
LIVRO Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti lança A Mesa de Deus - Os Alimentos da Bíblia - RENATO RAMOS/JC IMAGEM E RECORD/DIVULGAÇÃO

"A Mesa de Deus" acaba por contar a própria história da alimentação na humanidade. Maria Lecticia introduz o leitor nos tempos dos primeiros homens, dos coletores de animais e da descoberta do fogo.

Uma vez que o tempo da bíblia é situado, alimentos essenciais como pão, azeite e vinho vão revelando os seus protagonismos no livro, sob influência de diversos povos. O pão, por exemplo, era feito sem fermento, até que os hebreus aprenderam a técnica no Egito.

"De todos os alimentos da Bíblia, o pão é o mais simbólico. Belém, a cidade em que Jesus nasceu, significa "casa do pão". Jesus é o pão da vida. Na eucarística, na hóstia, é o pão que alimenta os cristãos. Não por acaso, o primeiro milagre de Jesus foi a multiplicação dos pães", diz.

"Logo depois vem o milagre do vinho. Como era o vinho? Muito concentrado, ninguém tomava o vinho puro, mas sim diluído em água. Já o azeite era importantíssimo, pois servia de alimento, cosmético, iluminação. Não existia açúcar, então o mel era outro alimento importante. Também fiz um capítulo sobre a água, contando a importância da água para os hebreus."

A riqueza da Bíblia

REPRODUÇÃO
A Última Ceia, de Leonardo da Vinci - REPRODUÇÃO
RENATO RAMOS
ESCRITORA MARIA LECTICIA MONTEIRO CAVALCANTI LANÇA LIVRO "A MESA DE DEUS", SOBRE ALIMENTOS DA BÍBLIA - RENATO RAMOS
RENATO RAMOS
ESCRITORA MARIA LECTICIA MONTEIRO CAVALCANTI LANÇA LIVRO "A MESA DE DEUS", SOBRE ALIMENTOS DA BÍBLIA - RENATO RAMOS

Apesar da católica, Maria Lecticia nunca havia lido a bíblia. "A medida que fui lendo, descobri como esse é um livro que traz informações de história, geografia, sociologia, antropologia, ética, política, costumes, arte e literatura. Então, existe ali um viés muito interessante", conta.

"Eu diria que também existe um viés de autoajuda. Foi um período da minha vida em que eu perdi o meu pai, minha mãe e minha sogra. Então, foi uma época difícil. Eu voltava para a Bíblia e sempre tinha uma mensagem, algo que me alimentava. Foi muito importante. Acredito que a bíblia não é para ser lida apenas por quem tem fé."

A autora ressaltou que o lançamento pode ser consumido por leitores de qualquer credo: "Sou católica e tenho muita fé, mas tentei não me envolver nesse sentido. A intenção foi registrar um tempo muito importante da história e da humanidade. Quem for católica terá um olhar, quem for judeu terá outro."

Para resumir a sensação após o trabalho, Lecticia compartilhou um comentário de Dom Tolentino, que assina o prefácio. "Ao entrar numa casa, usamos a porta da sala. Só entra pela cozinha quem tem intimidade com as pessoas da casa. Então, eu entrei na bíblia pela porta da cozinha no momento em que escolhi os alimentos. Então, agora, é como se eu tivesse muita intimidade com a bíblia. Achei interessante esse foco."

"A Mesa de Deus" foi lançado em 9 de dezembro e está disponível em livrarias e no site da editora Record por R$ 74,90.

Comentários

Últimas notícias