SAÚDE PELÉ HOJE, 11/12: Veja ÚLTIMAS NOTÍCIAS sobre estado de saúde do 'Rei do futebol'
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 82, O craque, dono de diversos recordes no esporte, enfrenta problemas de saúde devido a um câncer no cólon; veja estado de saúde
Com informações da AFP
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 82, é um dos maiores ídolos do futebol mundial, consagrado como o 'Rei do Futebol'.
O craque, dono de diversos recordes no esporte, enfrenta problemas de saúde devido a um câncer no cólon detectado em setembro de 2021. Desde então o artista realizava tratamento para os efeitos do tumor.
É VERDADE QUE PELÉ MORREU?
Não. A informação de que Pelé morreu são inverídicas. Até às 12h deste domingo (11) não há informações oficiais que indiquem a morte do astro.
- Conheça a história de Sandra Regina Machado, a filha que Pelé rejeitou
COMO ESTÁ O ESTADO DE SAÚDE DE PELÉ?
Segundo a Folha de SP, a doença se espalhou para o pulmão e fígado. O astro apresenta um quadro de anasarca (inchaço generalizado) e uma síndrome edemigêmica (edema generalizado) foram os quadros com que Pelé chegou no hospital.
No dia 4 de dezembro, a família do ex-atleta divulgou que Pelé interrompeu a quimioterapia e passa agora por cuidados paliativos - prática adotada para reduzir a dor e dar conforto ao paciente que tenha uma doença incurável.
Da clínica, Pelé lamentou a eliminação do Brasil na sexta-feira nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar ao ser derrotada pela Croácia (1 a 1, 4 a 2 nos pênaltis) e incentivou o craque Neymar, que deixou no ar uma dúvida sobre sua continuidade com a 'Amarelinha'.
Conmebol propõe a CBF trocar estrelas por corações no escudo em homenagem a Pelé
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, propôs neste domingo à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a substituição de três das cinco estrelas sobre seu escudo por três corações em homenagem ao 'rei' Pelé, internado há quase duas semanas em São Paulo.
A ideia busca destacar os três títulos mundiais conquistados pelo ex-craque brasileiro e exaltar sua cidade natal, Três Corações, em Minas Gerais, explicou Domínguez em evento organizado pela Conmebol em Doha em homenagem ao ex-atacante.
"Fazemos essa proposta em nome da Conmebol à CBF para que Pelé sempre viva com a camisa do Brasil, que três estrelas sejam trocadas por três corações", afirmou.
O escudo da seleção brasileira, bordado no uniforme, traz cinco estrelas, correspondentes a cada um dos títulos mundiais conquistados pela 'canarinha' (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).
Pelé conquistou as três primeiras Copas do Mundo do Brasil, o que o torna o único jogador tricampeão mundial até hoje.
"É uma proposta um pouco inusitada, vamos ver. É um proposta bonita, acho que visualmente não fere muito. Mas tirar estrelas, botar corações... vamos ver", disse aos repórteres Fernando Sarney, vice-presidente da CBF e que esteve no evento da Conmebol.