PELÉ MÃE: cortejo com o corpo de Pelé passa na porta da casa da mãe do Rei do Futebol, em cena emocionante; saiba idade de dona Celeste
Com idade avançada, dona Celeste, mãe de Pelé, não tem plena noção da morte do filho
Com Estadão Conteúdo
Terminado o velório de Pelé na Vila Belmiro, estádio do Santos, nesta terça-feira (3), foi dado início ao cortejo com o corpo do Rei do Futebol pelas ruas da cidade de Santos.
O principal destino era o Canal 6. Na avenida, vivem a mãe de Pelé, dona Celeste, e a irmã, Maria Lúcia.
Na casa da mãe de Pelé, foi colocada uma bandeira do Brasil.
MÃE DE PELÉ NÃO SABE DA MORTE DO FILHO
Durante a celebração da missa católica no encerramento do velório de Pelé na Vila Belmiro, foi dito que dona Celeste não tem plena noção da morte do filho.
Com a idade avançada, dona Celeste vive "em seu próprio mundinho" como explicou a filha Maria Lúcia, que acredita que a mãe de alguma forma sabe da morte de Pelé.
Em frente à casa da família, no Canal 6, milhares de pessoas se aglomeravam para acompanhar o cortejo com o corpo de Pelé.
Em dado momento, a irmã de Pelé apareceu na janela e na varanda da casa e foi muito aplaudida pelos fãs do Rei do Futebol.
O público entoou o nome de Pelé e recebeu o agradecimento da emocionada Maria Lúcia. A irmã de Pelé não conteve as lágrimas.
Da varanda da casa da mãe de Pelé, familiares dele pediram que o público que tomava a avenida entoasse um Pai Nosso e uma Ave Maria.
IDADE DA MÃE DE PELÉ
A mãe de Pelé, Celeste Arantes tem 100 anos.
Dona Celeste fez aniversário no dia 20 de novembro, nove dias antes de Pelé ser internado.
Na data, Pelé homenageou a mãe com uma publicação no Instagram.
"Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe", disse a publicação no perfil do Rei do Futebol.
Mãe de Pelé sempre esteve presente na vida do filho
Dona Celeste sempre esteve nos bastidores da vida e carreira de Pelé.
Discreta, dona Celeste nunca apareceu. Preferia quase que o anonimato não fosse o fato de ter o filho famoso.
Uma das paixões de Pelé sempre foi reunir a família para grandes almoços aos domingos, com a presença de dona Celeste.
Dona Celeste sempre cuidou da casa e ajudava no que podia também para sustentar os filhos.
Relembre a trajetória de Pelé
Enterro de Pelé
O Rei do Futebol será enterrado no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica, homologado há mais de 20 anos no Guiness Book como o mais alto cemitério vertical do mundo. A solenidade será restrita a familiares.
No cemitério estão enterrados o pai de Pelé, Dondinho, que morreu em 1996, e o irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, morto em 2020, além de Antonio Wilson Honório, o Coutinho, parceiro de ataque no lendário Santos bicampeão mundial em 1962 e 1963, que faleceu em 2019.
Pelé escolheu ser enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica porque considerou que o local não se parece com um cemitério e transmite "paz espiritual e tranquilidade".
"A pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério", disse Pelé em entrevista ao Jornal A Tribuna, em 2003.
Causa da morte de Pelé
Pelé morreu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos.
O atestado de óbito apontou insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon como causas da morte de Pelé.
Pelé lutava contra o câncer de cólon havia mais de um ano.