ENTERRO PELÉ: conheça o cemitério onde o Rei Pelé será enterrado
Pelé será sepultado nesta terça-feira (3), no Memorial Necrópole Ecumênica
Com AFP
Após 24 horas de velório e um cortejo pelas ruas de Santos, litoral de São Paulo, o corpo de Pelé foi sepultado, nesta terça-feira (3), no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade.
O corpo de Pelé chegou às 14h ao cemitério. Apenas familiares acompanharam o sepultamento.
FÃS CANTAM E SE EMOCIONAM NO CORTEJO COM O CORPO DE PELÉ
"Mil gols, mil gols, só Pelé, só Pelé, que jogou no meu Santos!", cantavam os torcedores nos arredores da Vila Belmiro, de onde saiu o comboio que transportava o caixão do ex-jogador.
Coberto com uma bandeira do Brasil, o corpo de Pelé foi carregado por oito cadetes da Polícia Militar até a parte superior de um caminhão dos bombeiros, que percorreu sete quilômetros pelas ruas de Santos.
Katia Cruz, uma santista de 58 anos, pretendia acompanhar o cortejo de moto, depois de ter esperado por quatro horas para entrar na Vila Belmiro, onde aconteceu o velório.
"Tinha muita, muita gente. Foi muito lindo. Ele merece". "Foi o rei", mas também "uma pessoa muito boa, com os pés no chão (...) tinha uma humildade que os jogadores de hoje em dia não têm", disse Kátia, cujo marido ficou em casa porque estava "inconsolável".
Mais de 230 mil pessoas fizeram fila para se despedir do único jogador a ganhar três Copas do Mundo, informou à AFP a diretoria do Santos.
CORTEJO PASSOU EM FRENTE À CASA DA MÃE DE PELÉ
O cortejo fúnebre de Pelé passou em frente à casa onde mora dona Celeste Arantes, mãe do Pelé. Atualmente dona Celeste vive no local com a irmã de Pelé, Maria Lúcia.
Dona Celeste tem 100 anos e não está consciente da morte do filho.
CONHEÇA O CEMITÉRIO ONDE PELÉ SERÁ SEPULTADO
O Memorial Necrópole Ecumênica, uma enorme estrutura branca cercada por vegetação, entrou para o Guinness como o cemitério mais alto do planeta graças aos seus 14 andares.
Idealizado pelo falecido empresário argentino José Salomon Altstut, o luxuoso prédio começou a ser construído em 1983 e foi inaugurado em 1991, tornando-se a primeira estrutura vertical a abrigar mausoléus.
O edifício conta com uma área total de 40.000 m², 18.000 nichos, salas de velório com suítes para descanso, restaurante aberto 24 horas, uma capela e um museu de veículos. Além de um aviário e um pequeno lago com peixes.
O corpo de Pelé ficará no primeiro andar em um mausoléu de cerca de 200 m² que lembra um estádio de futebol, inclusive com um gramado sintético no piso, e imagens do rei ao redor do caixão.
Segundo o site do cemitério, os mausoléus permitem a criação de um "espaço decorado pelo próprio cliente personificando ainda mais a memória e tradição da família".
Pai, irmão e filha de Pelé estão enterrados no local
No local também estão sepultados: a tia e o pai de Pelé, seu 'Dondinho', além de seu irmão Jair Arantes, o 'Zoca'; sua filha Sandra Arantes, falecida em 2006; e Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como 'Coutinho', seu companheiro de ataque no Santos entre 1962 e 1963.
De lá, os visitantes poderão observar, a menos de um quilômetro, o estádio da Vila Belmiro, casa do 'Peixe, templo onde o rei do futebol sempre estará presente.
Pelé manifestou há 19 anos que queria descansar eternamente ali, já que o lugar "não parecia um cemitério" e lhe transmitia "paz espiritual e tranquilidade".