O ATELIÊ DO CENTRO: SEITA MISTERIOSA é investigada em NOVO PODCAST de CHICO FELITTI, criador de A MULHER DA CASA ABANDONADA
O podcast O Ateliê traz denúncias graves de ex-alunos da escola de arte Atelier do Centro
Chico Felitti, mesmo criador do podcast de grande sucesso A Mulher da Casa Abandonada, lançou sua nova produção: O Ateliê.
Fruto de uma minuciosa investigação jornalística, o podcast O Ateliê relata denúncias graves de ex-estudantes da escola Atelier do Centro, em São Paulo. Os ex-alunos, alguns deles milionários, acusam a instituição de promover exploração financeira, violência física, sexual e psicológica.
O fundador do Atelier do Centro refuta os crimes, mas não nega as cenas descritas por 20 entrevistados.
Veja nesta matéria:
- PODCAST CHICO FELITTI
- O ATELIÊ
- ATELIER DO CENTRO
- A MULHER DA CASA ABANDONADA
- ESCOLA DE ARTES CENTRO DE SÃO PAULO
O ATELIÊ DO CENTRO
O Ateliê é um podcast do veículo Folha de S. Paulo lançado em janeiro de 2023. Os episódios são lançados semanalmente, nas quartas.
Atelier do Centro diz que acusações são "infundadas"
No entanto, o dono do Atelier do Centro nega a as acusações. Leia a íntegra da nota divulgada:
"O Conglomerado Atelier do Centro vem a público para repudiar as fantasiosas acusações feitas à instituição no podcast O Ateliê, do produtor de conteúdo Chico Felitti, anunciado em teaser nesta terça-feira, 3.
A peça, em tom sensacionalista, acusa a instituição de ser uma seita baseada em violência psicológica e física e de explorar economicamente os alunos.
Nada mais distante da realidade. O Conglomerado Atelier do Centro é uma escola de arte, fundada há mais de 20 anos no centro de São Paulo pelo artista Rubens Espírito Santo.
A instituição oferece cursos de arte, filosofia, performances e um programa de acompanhamento, formação e pesquisa continuada.
A escola é aberta ao público e os participantes pagam mensalidades para a manutenção dos programas de formação.
Todos os alunos são maiores de idade, a maior parte deles têm formação universitária, e participam livremente das atividades propostas, que são realizadas de forma coletiva e consensual.
No teaser do podcast, o autor procura criar um clima de mistério inexistente e traça uma analogia grave e absurda com seitas como a do Templo do Povo, que culminou em trágico suicídio em massa na Guiana, em 1978.
A ilação é infundada, criminosa e ingressa no mundo das fake news para atrair ouvintes, o que lamentamos profundamente.
Importante registrar que Chico Felitti não teve a curiosidade e responsabilidade investigativa de conhecer por dentro o Conglomerado Atelier do Centro, participando ativamente das experiências artístico-pedagógicas, apesar de ter sido convidado a fazê-lo.
O podcaster esteve na escola em 16 de dezembro de 2022, sem agendamento prévio, solicitando uma conversa com Rubens Espírito Santo, que o recebeu prontamente e de forma acolhedora, sem qualquer ressalva em conceder uma entrevista gravada - em que trechos serão provavelmente usados no programa.
Chico Felitti não informou o teor de sua pauta no contato inicial, restringindo o conhecimento da fonte sobre o conteúdo a ser tratado no encontro.
O Conglomerado Atelier do Centro participou da formação de mais de uma centena de artistas e outros profissionais em sua longa e exitosa existência.
Em relações desta natureza sempre haverá divergências.
Muitos destes alunos deixaram a escola e o fizeram sem nenhum constrangimento, como ocorre com frequência em outras instituições de formação, quando desaparecem os elos de conexão e afinidade. Nada que justifique as acusações infundadas apresentadas em O Ateliê.
Como sempre, seguiremos de portas abertas para receber antigos e futuros membros, a sociedade em geral e o próprio Chico Felitti, para que possam conhecer nosso trabalho e desfazer mitos e mentiras que encontram campo fértil para prosperar no ambiente digital."
SAIBA QUEM É CHICO FELITTI
Francisco Dias Felitti, 38, conhecido pelo nome "Chico Feliti", é formado em jornalismo e ciências sociais. Desde o início da sua carreira, Chico tem trabalhos importantes publicados sobre personalidades excêntricas.
Além dos podcasts "A Mulher da Casa Abandonada" e "O Ateliê", o jornalista tem três livros publicados, sendo eles:
“Ricardo & Vania” (2019), sobre duas pessoas que se amaram e tiveram o mesmo rosto após injetarem silicone na face; “A Casa” (2020), sobre a seita de João de Deus em Abadiânia; e “Mulher Maravilha” (2020), biografia de Elke Maravilha.
Além disso, Chico também foi responsável por narrar a história sobre a Fofão da Augusta, uma artista de rua conhecida no centro de São Paulo.
Quem é A Mulher da Casa Abandonada? Saiba tudo sobre a história que tomou conta da internet