DIA DO AZAR

SEXTA FEIRA 13: Qual o significado da sexta-feira 13? Saiba fobias relacionadas à data

A data conhecida como 'Dia do Azar' pode desenvolver fobias ligadas à ansiedade

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 13/01/2023 às 17:45
Notícia
X

Ao redor do mundo, muitas pessoas acreditam que a sexta-feira 13 carrega uma energia ruim.

É a data para evitar passar por debaixo de escadas, quebrar espelhos ou até mesmo cruzar com gatos pretos. Essas e mais outras ações, segundo os supersticiosos, podem favorecer o temido 'Dia do Azar'.  

Veja como a sexta-feira 13 ganhou esse significado negativo e como funcionam as fobias de quem a teme. 

Significado sexta-feira 13

Não há um consenso sobre a origem da "má essência" da sexta-feira 13, mas diversas versões tentam explicá-la.

Alguns supersticiosos acreditam que a combinação da data surgiu em 13 de outubro de 1307, quando o rei da França, Filipe IV, decretou que a ordem dos Cavaleiros Templários era ilegal. Ele, então, ordenou que os membros fossem perseguidos, torturados e presos, gerando muitas mortes.

Já para alguns cristãos, a data está relacionada à Santa Ceia, contou com a presença de 13 pessoas: Jesus Cristo e os 12 apóstolos, incluindo Judas. O dia seguinte a ela, uma sexta-feira, foi quando houve a crucificação de Jesus.

Também há uma versão ligada aos nórdicos e a Loki, o deus das quizumbas e sacanagens. Ele foi o 13º convidado a chegar em um jantar com outros deuses e fez uma algazarra.

Fobias causadas pela sexta-feira 13

O medo específico da sexta-feira 13 pode desenvolver as fobias chamadas de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Já o pavor do número 13 é conhecido como triscaidecafobia.

Todas as três se encaixam em quadros de transtornos de ansiedade.

Geralmente, as fobias com foco na data ou no número 13 acontecem com indivíduos com predisposição genética, que têm mais tendência para serem mais ansiosos.

"Também há experiências prévias que envolvem isso. A pessoa ouviu falar que algo traz má sorte ou passou por experiências negativas em uma sexta-feira 13 e correlaciona isso com o risco de acontecer novamente", afirma a psiquiatra Nina Ferreira.

Em momentos de crise, quem tem a fobia pode apresentar sintomas de ansiedade intensa, acreditar que uma catástrofe pode acontecer neste dia. "A pessoa pode sentir uma dor no peito, apresentar falta de ar, sudorese e também ter uma reação de paralisação", disse a especialista.

Com relação ao tratamento, é indicado que o paciente procure ajuda médica para lidar com as fobias, quando elas impactam no seu cotidiano e, consequentemente, na sua qualidade de vida.

*Com informações da Estadão Conteúdo

Tags

Autor