GIO EWBANK

O QUE É SÍNDROME SENSORIAL? Giovanna Ewbank chora ao revelar diagnóstico do filho, Bless

Filho de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso tem 8 anos e possui síndrome que atinge seus sentidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 25/01/2023 às 14:32
Notícia
X

Durante um dos episódios do seu podcast 'Quem Pode, Pod', Giovanna Ewbank se emocionou ao relatar o diagnóstico de seu filho do meio, Bless.

O garoto de 8 anos possui uma síndrome sensorial, que potencializa seus sentidos básicos, como audição, olfato e tato.

A apresentadora falou  que começou a perceber o comportamento estranho do filho durante a pandemia, em que ele estava mais aéreo e tendo reações diferentes a situações do dia a dia.

"Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: 'Ai, que cheiro forte!'. E eu falava: 'Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola', contou ela à sua companheira Fernanda Paes Leme e ao entrevistado Manoel Soares . 

Foi a partir daí que a criança foi levada a uma médica em São Paulo, que o diagnosticou. "Quando eu tive o diagnóstico, foi uma culpa absurda", admitiu, falando que poderia ter passado a vida inteira pensando que era 'frescura'.

Reprodução/Youtube
Giovanna Ewbank emocionada ao falar de Bless no 'QUEM PODE, POD'. - Reprodução/Youtube

"A gente teve que entender, observar, se adaptar. E hoje, o Bless vive com essa síndrome sensorial muito bem. Mas foi preciso o meu olhar, o olhar do Bruno [Gagliasso], o olhar de vários médicos para que a gente entendesse a condição do Bless", completou. 

Giovanna  reforçou a importância de estar atento às crianças, pois uma atitude como a dela acabou mudando a vida do seu filho. 

Assista ao episódio do podcast:

O que é síndrome sensorial? 

A síndrome aparece durante o desenvolvimento infantil e se concentra nas alterações dos aspectos sensoriais da pessoa, no paladar, visão, audição, tato e olfato.

Isso por falta ou excesso de estímulos, que podem causar hiper ou hipossensibilidade e até mesmo um atraso sensorial.

SINTOMAS

Agitação, dificuldade de processar e expressar sensações; Seletividade ou dificuldade alimentar; Desorganização e distração; linguagem imatura e/ou dificuldade na fala; sensibilidade à luz, etc. 

DIAGNÓSTICO

A síndrome sensorial pode ser diagnosticada por um psicólogo, pediatra, fonoaudiólogo ou terapeuta ocupacional.

Tags

Autor