É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Nesta sexta-feira (03), o mundo da moda recebeu a notícia da morte de Paco Rabanne. A informação foi confirmada pela sua grife nas redes sociais.
"Somos gratos a Monsieur Rabanne por estabelecer nossa herança de vanguarda e definir um futuro de possibilidades ilimitadas", afirmou trecho de comunicado em homenagem ao criador.
O presidente e CEO da Puig, grupo espanhol detentor da grife, também prestou homenagem: “Uma personalidade importante na moda, tinha uma visão ousada, revolucionária e provocativa, transmitida através de uma estética única".
O estilista tinha 88 anos e deixou muitas contribuições no mundo da moda e dos perfumes. Já chegou a vestir nomes como Audrey Hepburn, Jane Fonda e Brigitte Bardot.
Carreia Paco Rabanne
Chamado originalmente de Francisco Rabaneda Cuervo, ele nasceu na província espanhola de Guipúscoa, em 1934.
Ainda na infância, Paco se mudou com a sua família para a França, onde estabeleceu seu nome no mundo da moda.
Seus primeiros trabalhos foram durante a década de 1960, onde se destacou pelo seu designs com formatos geométricos e metalizados.
Em 1966, lançou sua primeira coleção, com peças feitas de materiais não-usuais, como plástico, metal e alumínio. A '12 Unwearable Dresses in Contemporary Materials' logo chamou atenção da imprensa francesa e o fez alavancar a carreira de estilista.
No ano de 1969, ele entraria no mundo dos perfumes. Sua primeira fragrância foi o 'Calandre', direcionado ao público feminino, mas que fugia de notas muito doces, tradicionais daquela época.
Ao longo dos anos, perfumes assinados pela sua marca ganharam alta popularidade ao redor do mundo e foram campeões de venda entre as grifes. Entre os mais famosos, estão o 'One Million' e o 'Lady Million'.
Paco Rabanne se aposentou em 1999. Atualmente, o comando de sua grife é por conta do diretor criativo Julien Dossena.