ANATEL TV BOX

ANATEL TV BOX: Anatel determina desligamento de 5 milhões de aparelhos de gatonet

O corte dos sinais será feito remotamente pelos prestadores de serviços

Imagem do autor
Cadastrado por

Everton Macário

Publicado em 10/02/2023 às 16:03 | Atualizado em 10/02/2023 às 17:33
Notícia
X

As informações são da Estadão Conteúdo 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que prestadores de serviços de telecomunicações cortem o acesso de aproximadamente 5 milhões de aparelhos clandestinos que, hoje, estão em uso no País.

Paralelamente, a agência retirou de circulação, com apoio de agentes da Polícia Federal, 1,4 milhão de aparelhos que seriam vendidos.

Reprodução/Internet
A Anatel está em uma ação contra a pirataria - Reprodução/Internet

Os aparelhos clandestinos, popularmente conhecidos como "gatonets", permitem ao usuário acesso a serviços fechados de aplicativos, como os streamings de filmes, por exemplo.

A determinação começou a valer nessa quinta-feira (9).

TV BOX BLOQUEIO ANATEL 

Segundo especialistas da Anatel, o corte dos sinais será feito remotamente pelos prestadores de serviços, ou seja, não será necessário entrar na casa dos usuários para inviabilizar o acesso das "caixinhas clandestinas".

A identificação dos usuários do produto ocorre após a avaliação técnica de um modelo específico de caixinha.

O passo seguinte é identificar se os endereços dos servidores acionados por esses equipamentos estão fornecendo conteúdo pirata. A partir daí, é feita uma denúncia contra esses equipamentos e os servidores específicos. Cabe à Anatel, então, autorizar o bloqueio na rede desses equipamentos identificados.

A determinação ocorre após a agência receber informações do uso generalizado do recurso. Um grupo interno da agência fez uma avaliação dos dados recebidos e, partir desse diagnóstico que foi concluído nos últimos dias, apontou a lista de equipamentos que devem ser bloqueados.

FIM DO GATO NET? Entenda DECISÃO da ANATEL sobre DESLIGAMENTO da TV BOX

 

TV BOX VAI ACABAR?

Vários modelos de aparelhos serão bloqueados. Apesar de se tratar de um recurso ilegal, pois acessa clandestinamente serviços restrito a assinantes, os aparelhos de "TV Box" são comercializados livremente em grandes sites de comércio eletrônico.

ANATEL CONSUMIDOR 

Lojas como a Amazon, empresa que possui um serviço fechado de streaming de vídeo, o Amazon Prime, vendem as caixinhas por preços que variam entre R$ 150 a R$ 430.

Todas as demais lojas, como Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiz e Mercado Livre, também oferecem diversos modelos do aparelho.

Segundo especialistas da Anatel, as lojas de comércio online podem ser alvo de algum tipo de punição.

Tags

Autor