DIA DE SÃO VALENTIM: Saiba como surgiu o Dia dos Namorados de fevereiro e por que ele é comemorado no Brasil em junho
O chamado Valentine's Day é frequentemente comemorado nos países do hemisfério norte
Nesta terça-feira (14), é comemorado o Dia de São Valentim internacionalmente.
Apesar do chamado Dia dos Namorados só ter mais força no Brasil em 12 de junho, o mês de fevereiro é considerado o mês mais apaixonante para os países do hemisfério norte.
O dia conhecido em inglês como St. Valentine's Day tem uma origem história e significado que só se fortaleceu com o passar dos séculos.
Entenda como seu deu o surgimento do Dia de São Valentim em 14 de fevereiro e por que ele ganhou mais notoriedade no Brasil em outra data.
Origem do Dia de São Valentim
No século 3, durante o Império Romano, o Imperador Cláudio II acreditava que os soldados solteiros teriam melhor desempenho nas guerras e acabou proibindo os casamentos.
Um bispo da época chamado de São Valentim, porém, não tinha a mesma opinião e continuou oficializando o amor realizando matrimônios clandestinamente.
Quando ele foi descoberto, precisou ser preso e condenado à morte. Mesmo com os empecilhos, o bispo continuou sendo lembrado pelo seu papel na sociedade romana, recebendo já atrás das grades muitas cartas e flores de pessoas apaixonadas.
Também na prisão, foi onde ele se apaixonou por uma mulher filha de um dos carcereiros.
Antes de sua execução, no dia 14 de fevereiro de 269 d.C., São Valentim escreveu uma carta de despedida à sua grande paixão, assinando com a frase: “De seu Valentim”.
Mais de 200 anos depois, no ano de 496, o Papa Gelásio declarou Valentim santo, uma forma de homenageá-lo pelos seus feitos.
Ele acabou inspirando o Dia de São Valentim - celebrado no dia de sua execução -, uma data para celebrar o amor apesar de todos os obstáculos da vida.
Dia dos Namorados no Brasil
Apesar do Brasil ser um país com muitas tradições ligadas ao cristianismo, o Dia dos Namorados em junho possui mais força do que o Dia de São Valentim em fevereiro.
A data surgiu em 1948 e foi um ideia do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr.
Na época, ele era dono da agência Standart Propaganda e foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho.
O mês não era muito lucrativo para o comércio, ainda mais por vir após o Dia das Mães. Ele, então, decidiu criar outra festa para se comprar presentes: o Dia dos Namorados.
"Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga" foram alguns dos primeiros slogans para a data apaixonada.
O dia 12 foi especificamente escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.
O Dia dos Namorados se firmou no país em 12 de junho e até hoje consagra o mês de junho como um dos mais lucrativos.