PRETA GIL CÂNCER: Como cantora descobriu o câncer de intestino e quais são os sintomas da doença
Preta Gil passa por quimioterapia PARA enfrenta câncer de intestino aos 48 anos
A cantora Preta Gil divulgou, no dia 10 de janeiro, que tinha recebido o diagnóstico de câncer no intestino. Dois meses depois, ela conversou com a jornalista Maju Coutinho, da TV Globo, sobre a doença.
A entrevista com Preta Gil vai ao ar no Fantástico deste domingo (12).
"Estou bem. Graças a Deus. Estou cheia de fé, força. Muito certa da minha cura. Feliz de receber você aqui para dividir um pouco da minha vivência e informação com o público", disse Preta Gil.
CÂNCER DE PRETA GIL
Preta Gil, 48 anos, tem um adenocarcinoma que afeta o intestino. Ela descobriu a doença após passar dias internada por conta de um desconforto.
No dia 6 de março, Preta Gil usou o Instagram para trazer um relato sobre o tratamento contra um câncer no intestino.
A artista passa por sessões de quimioterapia e afirmou que já está na metade do processo.
Preta escreveu uma legenda para o vídeo: "Vim dividir minhas vivências com vocês respondendo algumas perguntas que mais estou recebendo durante esse período."
Ela afirmou estar bem e contou um pouco mais sobre o tratamento. "Vim para dizer que estou bem, completei o meu quarto ciclo de quimioterapia, ainda tenho um bom caminho pela frente. Estou na metade das quimioterapias, ainda tem mais quatro. Depois, eu faço mais cinco semanas de radioterapia", iniciou a artista.
"Estou no meu processo de cura. A minha intenção é trocar informação para que todos nós fiquemos bem."
Com Estadão Conteúdo
SINTOMAS DO CÂNCER DE INTESTINO
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:
- sangue nas fezes;
- alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
- dor ou desconforto abdominal;
- fraqueza e anemia;
- perda de peso sem causa aparente.
- alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)
- massa (tumoração) abdominal
Esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento especifico.