ARTES VISUAIS

Exposição sobre Lia de Itamaracá chega ao Paço do Frevo, no Recife; saiba quando visitar

'Ocupação Lia de Itamaracá - Paço do Frevo' ficará em cartaz até dia 21 de junho; mostra reúne documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias e muito mais da cirandeira mais famosa do país

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 20/03/2023 às 15:28
YTALLO BARRETO/DIVULGAÇÃO
"Ocupação Lia de Itamaracá" chega ao Paço do Frevo, homenageando a cirandeira pernambucana - FOTO: YTALLO BARRETO/DIVULGAÇÃO

Após estrear no Itaú Cultural, no coração de São Paulo, a mostra "Ocupação Lia de Itamaracá" começa a sua itinerância chegando ao Recife, capital da terra natal da cirandeira.

Inaugurada nesta terça-feira (21), a partir das 18h, a "Ocupação Lia de Itamaracá - Paço do Frevo" ficará em cartaz no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, até 21 de junho. A visitação pode ser realizada de terça a sexta, das 10 às 17h, e nos sábados e domingos, das 11 às 18h.

Na ocasião da inauguração, Lia apresenta o show Ciranda do Mundo. O Som na Rural também estará montado em frente ao espaço cultural.

A mostra é composta por documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações da artista pelo mundo.

YTALLO BARRETO/DIVULGAÇÃO
"Ocupação Lia de Itamaracá" chega ao Paço do Frevo, homenageando a cirandeira pernambucana - YTALLO BARRETO/DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
PATRIMÔNIO Paço do Frevo atualiza sua exposição de longa duração com a mostra 'Frevo Vivo - DIVULGAÇÃO

A exposição conta, também, com materiais exclusivos como uma entrevista e um ensaio fotográfico inédito, com autoria de Ytallo Barreto. As canções de Lia também ganham o devido destaque, como um tributo à trajetória de uma artista cuja vida e obra vêm fortalecendo a identidade do povo pernambucano a partir da Ciranda e de outros gêneros da cultura popular.

No Recife, o projeto está recebendo a coordenação geral de Beto Hees, empresário e produtor da artista, e produção de Marcos Paulo, também da equipe de Lia. A curadoria é de Michelle de Assumpção, biógrafa da cantora, que fez parte da equipe curatorial da primeira mostra, em São Paulo, e atualmente é assessora de imprensa da pernambucana.

"Me sinto muito à vontade, muito acolhida e amada por conta da exposição estar sendo montada outra vez, pelas nossas mãos", destaca Lia de Itamaracá.

Conceito da exposição

MARCUS LEONI/DIVULGAÇÃO
"Ocupação Lia de Itamaracá" chega ao Paço do Frevo, homenageando a cirandeira pernambucana - MARCUS LEONI/DIVULGAÇÃO
DARYAN DORNELLES/DIVULGAÇÃO
"Ocupação Lia de Itamaracá" chega ao Paço do Frevo, homenageando a cirandeira pernambucana - DARYAN DORNELLES/DIVULGAÇÃO

Com o patrocínio do Itaú, da Rede e o apoio cultural e financeiro do Itaú Cultural, a exposição tem a realização do Paço do Frevo juntamente ao Centro Cultural Estrela de Lia, instituição formada por profissionais que trabalham na produção artística da cantora e que repensaram a mostra para esta montagem no Recife.

Também assinam a mostra Lia Letícia, artista visual responsável pelo projeto expográfico e que já trabalhou com Lia em mostras realizadas anteriormente; Ytallo Barreto, fotógrafo que assina o projeto audiovisual, e Lili Barreto, design responsável pela identidade visual da exposição.

"Estamos retomando alguns conceitos que nos ajudaram a construir a narrativa da primeira mostra, mas nos aprofundando ainda mais em temáticas inicialmente exploradas na primeira exposição, como a questão da raça, que permeia toda a vida e trajetória artística de Lia. Bem como ofertando experiências que vão promover um mergulho nas águas de Lia", conta Michelle de Assumpção.

"Desde São Paulo também abordamos o tema raça, mas dessa vez traremos outros recursos, como depoimentos em vídeos, que vão tratar de uma questão que atravessa e deixa uma marca não apenas na história de Lia, mas de todos os artistas da cultura popular que atuam em gêneros feitos pelo povo pobre, trabalhador e negro do Brasil, sobretudo do Nordeste", ressalta a curadora. A temática da racial irá se desdobrar, também, na etapa formativa da exposição, através de uma roda de diálogo, com data a ser definida, que debaterá o racismo na cultura popular.

"Ver a Ocupação Lia de Itamaracá aportar em Recife em um espaço tão significativo como é o Paço, casa do Frevo, nos encanta tanto quanto mobiliza em muitas camadas, pela potência desse encontro poético e cheio de pertencimento", comemora Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música do Itaú Cultural.

"No fim do ano passado e entrando neste, também vimos a Ocupação Paulo Freire no Recife. É mesmo muito importante para nós ser ponte e colaborar com essas ações que fortalecem e legitimam a riqueza e singularidade de nossa cultura", completa ela.

Diretora do Paço do Frevo, Luciana Félix celebra o encontro entre a Ciranda e o Frevo como um marco para a história do museu. "É o encontro de duas grandes expressões da cultura popular, de dois patrimônios imateriais do Brasil que têm em comum a característica de unir pessoas, trazer alegria, envolvimento e, sem dúvida, fará despertar a vontade de todos participarem da grande potência que é essa exposição”, diz.

"Lia tem toda a força da representatividade das culturas populares. Estamos muito felizes de abrir as portas para essa pernambucana que envolve diversas gerações de pessoas que se encantam e se emocionam com sua luta e sua arte."

SERVIÇO
Ocupação Lia de Itamaracá
Abertura: 21 de março, às 18h, com acesso gratuito | Em cartaz até 21 de junho
Onde: Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras

Comentários

Últimas notícias