SEMANA SANTA

SIGNIFICADO DOS DIAS DA SEMANA SANTA: veja o que significa cada dia da Semana Santa

Um dos períodos de maior comoção nacional, a Semana Santa é o tempo em que são celebradas a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo; saiba significado dos dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Mota

Publicado em 06/04/2023 às 8:33 | Atualizado em 06/04/2023 às 9:33
X

Um dos períodos de maior comoção nacional, a Semana Santa é o tempo em que são celebradas a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que constitutem a Páscoa cristã.

Ainda há, no entanto, dúvidas quanto ao significado dos dias, que vão do Domingo de Ramos, último dia 2 de abril, até o Domingo de Páscoa, próximo dia 9 deste mês.

  • Semana Santa 2023;
  • O que não pode fazer na Semana Santa?;
  • O que significa cada dia da Semana Santa?;
  • Significado dos dias da Semana Santa;
  • Por que não pode comer carne na Semana Santa?.

SEMANA SANTA 2023

Assista ao vídeo a seguir e entenda no que consiste a Semana Santa, suas tradições e finalidades:

O QUE SIGNIFICA CADA DIA DA SEMANA SANTA?

Os significados dos dias da Semana Santa estão todos atrelados aos últimos feitos de Jesus personificado, antes de sua morte, e como a Igreja Católica e os fiéis se põem em memória dos acontecimentos.

Entenda a seguir:

SIGNIFICADO DOS DIAS DA SEMANA SANTA

Estes são os significados:

1° DIA: DOMINGO DE RAMOS, 2 DE ABRIL

É quando acontece a última entrada de Jesus Cristo, enquanto pessoa física, em Jerusalém. Sem adornos ou transporte sofisticado, Jesus é aclamado pelos judeus, que o louvam por ser o filho do Senhor.

Nesse momento, Jesus contraria as expectativas dos romanos acerca de quem seria o Messias, mostrando-se um homem simples.

2° DIA: SEGUNDA-FEIRA SANTA, 3 DE ABRIL

Após chegar em Jerusalém, Jesus descansou na casa de Lázaro, seu amigo, junto a Marta e a Maria Madalena.

3° DIA: TERÇA-FEIRA SANTA, 4 DE ABRIL

Já ciente do sacrifício, Jesus anuncia sua morte a seus apóstolos. É a primeira vez em que ele anuncia que será traído e negado por Judas e Pedro, sem mencionar Judas.

4° DIA: QUARTA-FEIRA SANTA, 5 DE ABRIL

A Igreja Católica realiza, neste dia, a Procissão do Encontro, com imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos, em lembrança ao doloroso encontro entre Mãe e Filho.

5° DIA: QUINTA-FEIRA SANTA, 6 DE ABRIL

Através da Última Ceia, Jesus instaura a Eucaristia, que deve ser feita por seus discípulos em sua memória, a partir de seu corpo (pão) e de seu sangue (vinho).

Na Igreja, celebra-se a Missa de Lava-Pés, pois, na ocasião, Jesus se reuniu com seus 12 apóstolos e levou os pés de cada um.

6° DIA: SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, 7 DE ABRIL

É o dia da crucificação de Cristo, que é preso e açoitado por Pilatos enquanto carrega uma cruz até o Monte Calvário, para ser morto ao meio-dia.

Jesus é sacrificado ao lado de dois ladrões e seu corpo é posto em um sepulcro, dentro de uma rocha.

7° DIA: SÁBADO DE ALELUIA, 8 DE ABRIL

No Sábado de Lázaro, a Igreja realiza a Vigília Pascal. Para o povo, a morte de Jesus, que não volta a aparecer, parece irreversível.

8° DIA: DOMINGO DE PÁSCOA, 9 DE ABRIL

A Igreja celebra a ressureição de Jesus Cristo enquanto Espírito Santo, no terceiro dia após a sua crucificação.

POR QUE NÃO PODE COMER CARNE NA SEMANA SANTA?

A abstenção da carne vermelha na Sexta-Feira Santa não é uma obrigação do cristão, mas uma orientação, assim como o jejum, a penitência, a oração e a caridade ao longo da Quaresma.

O significado está atrelado ao derramamento do sangue do corpo (carne) de Cristo na cruz, de modo que possamos nos abster do alimento para refletir sobre a crucificação no dia exato em que se deu a morte de Jesus.

Tags

Autor