TIRADENTES

QUEM FOI TIRADENTES e qual sua importância? Por que Tiradentes foi morto? Veja HISTÓRIA e saiba se o dia de Tiradentes é FERIADO NACIONAL ou ponto FACULTATIVO

Neste dia 21 de abril, celebra-se o Dia de Tiradentes, feriado do movimento da Inconfidência Mineira, protagonizado por Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Mota

Publicado em 21/04/2023 às 6:00
Notícia
X

Neste dia 21 de abril, celebra-se o Dia de Tiradentes, feriado em memória à Inconfidência Mineira, luta protagonizada por quem popularmente se conhece como Tiradentes.

Nesta matéria, leia:

  • Tiradentes;
  • 21 de abril;
  • Dia de Tiradentes;
  • Quem foi Tiradentes e qual sua importância?
  • Tiradentes nome real;
  • Por que Tiradentes foi morto?

QUEM FOI TIRADENTES?

Honrado pelo título de "Patrono da Nação Brasileira", a Tiradentes foi o líder do movimento da Inconfidência Mineira, que surgiu em Vila Rica, uma das regiões do estado de Minas Gerais onde o ouro mais era explorado pela Coroa Portuguesa.

Deflagrado em 1792, o movimento surge em forma de resistência à expropriação do Império sobre o povo e às riquezas do estado e, principalmente, às cobranças injustas de impostos.

A Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos brasileiros destinados à luta pela independência do Brasil, que veio a se tornar um território independente da Coroa apenas em 7 de setembro de 1822

TIRADENTES NOME REAL

Devido a também atuar profissionalmente como dentista, lhe foi dado o cunhado de Tiradentes, embora seu real nome seja Joaquim José da Silva Xavier.

POR QUE TIRADENTES FOI MORTO?

O enforcamento de Tiradentes foi uma resposta da oposição do Império Português ao movimento da Inconfidência Mineira, uma vez que era Joaquim quem, historicamente contado, costumava ir às ruas para engajar a população na luta.

Em opressão ao movimento, o Império condenou a maioria dos inconfidentes. Tiradentes, no entanto, não foi à prisão, mas à forca, por não ter recursos para fugir.

Joaquim teve, ainda, o corpo esquartejado para exposição pública de seu desfecho. O Império quis garantir que outros militantes que encabeçassem movimentos semelhantes teriam um desfecho parecido.

TIRADENTES É FERIADO NACIONAL OU PONTO FACULTATIVO?

O feriado de Tiradentes foi instituído, em todo Brasil, pela Lei de número 4.897, no dia 9 de dezembro de 1965.

A data referencia o dia em que o militante foi enforcado, instituída como feriado nacional, e não ponto facultativo, na gestão do general Castelo Branco, um ano após a Ditadura Militar.

Tags

Autor